REGULARIZAÇÃO

Associação Rondoniense de Municípios é orientada sobre inspeções dos transportes escolares

04 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Com o apoio do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO), a Associação Rondoniense de Municípios (Arom) tem se reunido com órgãos, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e Ministério Público do Estado (MPE-RO) para ampliar o prazo de inspeção dos ônibus escolares que atendem à rede pública de ensino nos municípios.

Prefeituras e empresas que prestam o serviço aos alunos de escolas municipais devem regularizar as frotas para evitar interrupção do transporte devido às inspeções pendentes. No início desta semana, o presidente do Ipem-RO, Edvaldo Soares, repassou informações para a Arom sobre a logística que pode ser adotada, utilizando o serviço de inspeção com tacógrafos de empresas privadas aptas para o trabalho nos ônibus escolares.

A sugestão do presidente é que a Arom crie uma pasta de agendamento e atendimento rotativo que atenda a todos os municípios. Segundo a advogada da associação, Ivonete Caja, os municípios têm dificuldade em fechar convênios para recebimento de recursos para o transporte escolar, e ainda sofrem o risco de ações das Promotorias responsáveis pelo setor da Educação.

A proposta é o envolvimento de todos os órgãos fiscalizadores, como Detran, MPE e Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) para debater o assunto e encontrar meios que facilitem a regularização.

Texto: Vanessa Farias

Educação, Governo