Governo de Rondônia
28/03/2024

QUALIDADE DE VIDA

Idosos da Casa do Ancião São Vicente de Paulo são levados a passeio no Parque Natural de Porto Velho

06 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Casa do ancião-Lar do idoso-Programação para a Páscoa_06.04.17_Foto_Daiane Mendonça (10)

Idosos participarão de passeio para promoção da qualidade de vida

Nesta sexta-feira (7),   a partir das 8h, os 31 idosos da Casa do Ancião São Vicente de Paulo participarão de um passeio no Parque Natural de Porto Velho. ‘‘Os nossos idosos vão estrear a acessibilidade do parque, inclusive vão inaugurar a trilha adaptada para cadeirantes. Vamos levar todos’’, comemora a diretora Ione Braga.

A iniciativa faz parte de uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que recentemente investiu na modernização do parque com pista de madeira para idosos e cadeirantes. ‘‘Nós temos muitos idosos cadeirantes e eles também vão poder aproveitar esse passeio. Para isso, estamos contando com o apoio de faculdades, com universitários que vão nos ajudar nesse passeio’’, destaca.

Uma experiência diferente que traz impacto positivo na qualidade de vida dos idosos. ‘‘É necessário que eles saiam um pouco da Casa, façam passeios para respirar ar puro e manter contato com a natureza, e eles gostam disso’’. José Pedro Bredariol, 68 anos, está na Casa há cerca de cinco anos. Caminhoneiro, orgulha-se em afirmar que já conheceu muitos lugares do Brasil. ‘‘Foram 22 anos no caminhão’’.

Mas desde que teve as pernas amputadas e ficou dependente de cadeiras de rodas, o deslocamento ficou limitado. Para ele, iniciativas como o passeio no parque são muito importantes para mantê-los ativos.‘‘ É bom a gente passear, muda um pouco os pensamentos da gente, conversa com outras pessoas’’, disse Zé Pedro.

ATIVOS

A diretora explica que passeios como esse devem acontecer com mais frequência. ‘‘Queremos tirar eles da Casa mais vezes, inclusive a nossa fisioterapeuta tem um projeto para que eles façam caminhadas’’. Quem tiver interesse em ajudar com doações de tênis e de equipamentos adequados para a prática. e só ligar para (69) 98482 – 9947 ou comparecer pessoalmente na instituição, que fica na rua Tenreiro Aranha, 2062, no centro de Porto Velho.

A Casa é vinculada à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) para abrigar os idosos a partir dos 60 anos que passam por abandono ou maus-tratos. ‘‘Nós temos uma equipe completa, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicóloga, assistente social, enfermeiros, cuidadores, nutricionista e voluntários, os idosos aqui são assistidos em todas as áreas’’, avalia a diretora.

Leia mais:

Banda do Vai Quem Quer anima tarde de idosos da Casa do Ancião São Vicente de Paulo, em Porto Velho

Idosos da Casa do Ancião de Porto Velho se alegram com árvores e decoração de natal doadas pela comunidade

Idosos pedem doação de árvore e enfeites para Natal mais bonito na Casa do Ancião, em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Lazer, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo