EVENTO

Gestores municipais e técnicos da assistência social participam de encontro estadual nesta terça e quarta-feira em Porto Velho

10 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) promoverá nesta terça (11) e quarta-feira (12), das 7h às 20h, no auditório do Hotel Accordes, em Porto Velho, o 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais e Técnicos da Assistência Social, com o objetivo de capacitar os participantes sobre a organização, estruturação e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Neste primeiro encontro confirmaram presença todos os secretários de Assistência Social dos 52 municípios rondonienses. Como incentivo, a Seas custeará a hospedagem e alimentação. Segundo a coordenadora de Assistência Social, Ana Paula Barros, este encontro é para técnico especifico que trabalha com os recursos federais e cofinanciamentos em seus municípios “Nossa meta é fortalecer o conhecimento, e assim oferecer aos municípios uma qualificação de excelência, e quem ganhará com isso é o município”, disse.

A proposta é que os gestores e técnicos compreendam o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e aprendam a executá-lo corretamente para a melhoria da oferta dos serviços, visando evitar que os recursos sejam suspensos devido a dificuldade. “Esse é um dos grandes desafios da Política de Assistência Social, e por isso a importância das capacitações”, enfatizou Ana Paula.

De acordo com a titular da Seas, Hérika Fontenele, os novos gestores municipais terão a oportunidade de apoderar-se da política e funcionamento da assistência social. Segundo ela, mais de 50% dos municípios mudaram seus gestores e necessitam adquirir informações técnicas sobre a operacionalização da gestão do Suas, principalmente quanto à utilização dos recursos para a manutenção dos serviços e a prestação de contas, já que os novos gestores também possuem responsabilidade com os financiamentos.

Texto: Seas
Fotos: Seas