Governo de Rondônia
19/04/2024

Febre Aftosa

Campanha contra a febre aftosa será lançada nesta terça-feira; vacinação só começa no sábado em Rondônia

11 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O prazo para pecuaristas vacinarem seus rebanhos bovino e bubalino contra a febre aftosa começará no próximo dia 15 e segue até 15 de maio, tendo até 22 de maio para fazer a declaração da vacina na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). A 42ª Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa será lançada nesta terça-feira (11), às 9h, no Espaço Alternativo em Rolim de Moura, durante a Rodada de Negócio da 6ª Rondônia Rural Show.

Mais de 13 milhões de animais devem ser vacinados no estado até 15 de maio

Mais de 13 milhões de animais devem ser vacinados no estado até 15 de maio

Devido à inversão de calendário de vacina, nesta campanha todos os bovinos e bubalinos devem ser imunizados. Já na etapa de outubro/novembro serão vacinados apenas os animais com até 24 meses. A inversão do calendário foi uma solicitação dos pecuaristas através da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon).

Nesta etapa, a expectativa é que sejam imunizados 13,6 milhões de animais em mais de 94 mil propriedades rurais do estado. O produtor que não vacinar poderá ser multado em R$ 163,02 por animal não vacinado e obrigado a vacinar com a presença de um fiscal da Idaron. Quem vacinar e não declarar será multado em R$ 163,02 por propriedade.

“Estamos caminhando para que Rondônia seja área livre de vacinação contra febre aftosa, mas até lá precisamos continuar vacinando para provarmos que nosso rebanho é sadio”, disse o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus.

O presidente também informou que todo o Brasil e os países vizinhos estão discutindo a retirada da vacina. “Estamos debatendo como será feita essa retirada. Por enquanto, todos concordam que será de forma gradual a partir de 2019 até 2026”, explicou.

Rondônia tem o sexto maior rebanho bovino do País, e  desde 1999 não registra caso de febre aftosa.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo