Governo de Rondônia
24/04/2024

AGRICULTURA

Técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional vistoriam execução do Programa de Aquisição de Alimentos em Rondônia

12 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) realizaram em Rondônia, na última semana, fiscalização e monitoramento do programa que se encontra em seu sexto ano de execução no estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

Acompanhados da secretária Mary Braganho, técnicos do MDSA visitaram produção de hortaliças Coopverde, em Porto Velho

Acompanhados da secretária Mary Braganhol, técnicos do MDSA visitaram produção de hortaliças da Coopverde, em Porto Velho

Neste período, mais de R$ 38 milhões foram investidos em Rondônia na aquisição de alimentos da agricultura familiar, atingindo, intercaladamente, cerca de 8.500 famílias de agricultores cadastradas no PAA, numa ação articulada entre o MDSA, o governo estadual, agricultores familiares e as entidades filantrópicas que recebem os alimentos por meio de doações e repassam às escolas, creches, hospitais, instituições religiosas e assistenciais.

A aquisição e distribuição de alimentos até agora superam a casa de 1,7 mil tonelada, de acordo com a secretária adjunta, Mary Braganhol.

Além de estimular a geração de renda, a produção orgânica dos alimentos e proporcionar para que populações em situação de insegurança  alimentar e nutricional tenham acesso a uma alimentação sadia, a execução do programa conta ainda com a participação da Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e das prefeituras dos municípios atendidos, que cuidam da logística de recebimento e distribuição dos alimentos, com o controle de qualidade necessário. São alimentos, como frutas, cereais, legumes, aves, carnes e pescados, entre outros.

Durante os cinco dias que estiveram em Rondônia, os técnicos acompanharam o desenvolvimento dos trabalhos na Gerência de Segurança Alimentar da Seagri, com a emissão das notas fiscais de aquisição, planilhas de recebimento e termos de doação dos produtos. Também visitaram agricultores e entidades receptoras de alimentos nos municípios de Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

De acordo com o coordenador do PAA da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Diogo Gomes de Araújo, além do monitoramento do programa, eles também verificam o controle social que é feito pelas entidades e conselhos participantes do PAA.

Segundo o técnico, a partir da vistoria, será elaborado um relatório com as recomendações necessárias. Para ele, o PAA está sendo executado a contento, devendo haver uma melhoria na logística de transporte dos alimentos e maior participação dos equipamentos públicos na distribuição dos alimentos.

Centrais de Abastecimento

Ainda na última semana, Mary Braganhol esteve no MDSA quando em reunião com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Dorneles da Rocha, tratou sobre a reformulação do convênio para aquisição de 33 caminhões, câmaras frias e demais equipamentos que vão compor as centrais de abastecimento do PAA da agricultura familiar. Além disso, foi encaminhada a proposta da demanda de aquisição de alimentos para 2017/18, orçada em torno de R$ 20 milhões. Segundo ela, há expectativa para que o novo termo de adesão ao PAA seja assinado na 6ª edição da Rondônia Rural Show, que acontece entre 24 e 27 de maio, em Ji-Paraná.

Leia mais:
Programa de Aquisição de Alimentos começa a adquirir produtos da agricultura familiar em Porto Velho
Programa de Aquisição de Alimentos atende a 140 mil pessoas em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mirian Franco
Fotos: Mirian Franco/Marcos Melo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Economia, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo