Governo de Rondônia
20/04/2024

REGULARIZAÇÃO

Produtores de Vale do Anari retomam vendas por meio do Programa de Aquição de Alimentos

12 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), do município de Vale do Anari, recebeu mais de mil quilos de alimentos de produtores rurais que estavam inabilitados para comercializar sua produção por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Considerados inadimplentes devido a um erro cadastral, os 13 produtores conseguiram regularizar a situação e voltaram a ser beneficiados com a política pública de aquisição direta e doação simultânea de alimentos a instituições e famílias carentes da região. No total, o PAA beneficiará 59 produtores rurais com recursos financeiros da ordem de R$ 142 mil destinados ao município.

Diversidade e alto potencial para a produção agrícola.

Produtores que conseguiram ficar adimplentes voltam a entregar alimentos à Emater

Os problemas enfrentados pelo Programa de Aquisição de Alimentos em 2015, quando o governo federal deixou de atender a contento aos produtores rurais beneficiados, muitos desistiram de entregar sua produção. Em Vale do Anari, receosos com a situação, 22 deles assinaram um termo de desistência do programa, entretanto, essa desistência não foi computada no sistema e eles passaram a aparecer como inadimplentes.

“Somente com a retomada do PAA no município, em outubro de 2016, esta situação veio à tona e os produtores que constavam nesta lista ficaram impedidos de entregar sua produção”, disse o extensionista da Emater-RO, André Ferreira Cortes, responsável pelo recebimento e repasse dos alimentos na região.

Segundo ele, essa situação gerou o impedimento do aditivo do PAA para 2016 e o município só poderia participar do termo de adesão em 2017 se esses produtores efetivassem a entrega que faltava.

A situação está sendo contornada, e dos 59 produtores rurais cadastrados, 37 estão agora capacitados para realizar a entrega de produtos e 22 estão sendo regularizados. “Tivemos muito trabalho para regularizar a situação, mas estamos conseguindo resgatar a credibilidade do produtor rural de Vale do Anari”, afirmou o extensionista.

No último dia 4, os 13 produtores rurais que estavam inadimplentes já puderam fazer suas entregas ao PAA. A Emater recebeu 1.768 quilos de produtos, como bananas (de fritar, nanica, maçã e prata), abóboras comuns, mandioca, cebolinha, quiabo, pimentas (doce e de cheiro), inhame, mamão, tangerina, abacaxi, limão, milho verde, batata doce, couve e laranja.  Uma grande diversidade em um município com alto potencial voltado para a produção agrícola e pecuária.

Já nessa terça-feira (11), foram 16 produtores que entregaram seus produtos. “É uma vitória para o município e para os produtores que voltam a estar qualificados dentro das exigências do programa”, ressaltou André Cortes.

 

Leia Mais:

Produtores rurais de Cacoal recebem aditivo de R$ 50 mil do Programa de Aquisição de Alimentos

Programa de Aquisição de Alimentos começa a adquirir produtos da agricultura familiar em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo