Governo de Rondônia
18/04/2024

INCLUSÃO

Governo estadual garante apoio às ações sociais desenvolvidas pelas prefeituras

20 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

 

Confúcio Moura defendeu ação para acolher jovens que ficaram desmotivados e abandonaram as salas de aula

Confúcio Moura defendeu ação para acolher jovens que ficaram desmotivados e abandonaram as salas de aula

O governo de Rondônia está comprometido com o apoio aos serviços de ação social prestados pelos 52 municípios do estado. A parceria foi o assunto predominante no 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais e Técnicos da Assistência Social, que aconteceu recentemente, em Porto Velho.

“Estamos ajustando a execução das políticas do setor com as administrações municipais que estão no início”, resumiu a secretária Hérika Fontenele, da Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social, sobre o evento.

O encontro de gestores e técnicos tratou do alinhamento das ações sociais prestadas pelas prefeituras com as que são inerentes ao estado. A novidade é que o governo estadual cofinancia, isto é, investe nos trabalhos realizados pelas prefeituras para melhorar a estrutura e tornar os serviços mais eficazes.

Segundo Hérika Fontenele, dar nova dinâmica às políticas sociais estruturantes é um compromisso do governador Confúcio Moura que se consolida a partir do apoio às prefeituras.

FUNDO

O governador justificou o apoio oferecido por conhecer os problemas enfrentados pelos prefeitos, pois foi eleito duras vezes para o cargo no município de Ariquemes.

Confúcio lembrou que o cargo de secretário de ação social é um dos mais inseguros e que a mudança de gestores prejudica o andamento dos projetos da pasta. “Por conta disto, pouca coisa planejada acontece”, destacou.

Em outra parte do pronunciamento, Confúcio noticiou aos participantes do encontro que criou um fundo específico para atender a área social. Segundo ele, estão disponíveis atualmente R$ 18 milhões, que devem ser utilizados da melhor forma pelos gestores da ação social.

A política de ação social, conforme o governador, deve atender bem na educação, saúde, esportes e cultura para oferecer dignidade à população carente. Confúcio Moura também apontou os esforços feitos no âmbito governamental para esta área, como a geração de empregos e o Banco do Povo.

“Somos o segundo estado com menos desemprego. E com o Banco do Povo emprestamos dinheiro para quem não tem e precisa crescer”, exemplificou. O governador também garantiu que o estado paga entidades terapêuticas que trabalham com o tratamento de dependentes químicos.

Na área educacional, Confúcio propôs investir no jovem que está fora da escola e que está cansado das disciplinas que não inspiram. “Pode ser a Escola do Impossível, para receber os alunos que precisam se motivar para aprender. Gostaria que vocês acreditem em quem não quer nada com nada”, concluiu.

Leia mais:
Com postos de identificação, governo de Rondônia e prefeituras reduzem tempo de entrega da carteira de identidade
Cinco prédios são regularizados com doação às prefeituras de Colorado do Oeste e Nova União


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo