Governo de Rondônia
18/04/2024

INTERCÂMBIO

Professores de Rondônia são selecionados para programa Líderes Internacionais em Educação da embaixada americana

19 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia renovou por mais um ano a adesão ao Programa Líderes Internacionais em Educação (ILEP), que tem o objetivo de fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa das  práticas  em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação.

Para 2018, foram selecionados em Rondônia os professores Hiverson Soares dos Santos, da Escola Alejandro Yague Mayor, de Ji-Paraná;  Joice Stefani Menezes da Silva, da Escola Professor Paulo Freire e Carlos Drummond de Andrade, de Presidente Médici; Aline de Souza Monteiro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifro) de Porto Velho; e Maria Helena Ferrari, do Ifro de Colorado do Oeste.

O programa de iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América tem como público alvo professores efetivos de língua inglesa, atuantes no ensino médio, desde que tenham fluência oral e escrita e se enquadrem nos demais pré-requisitos exigidos para participarem do processo seletivo.

O secretário de Estado da Educação, Waldo Alves, disse que a seleção no estado é feita pela Coordenadoria do programa designada pela Seduc. São selecionados quatro candidatos, que enviam a documentação à embaixada dos Estados Unidos. Depois da revisão do material, juntamente com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), é anunciada a lista dos professores selecionados e disponibilizados vouchers para a realização do exame de proficiência TOEFL, etapa fundamental para estudar em um País onde se fala inglês.

Ainda segundo Waldo Alves, os candidatos com as melhores pontuações em todas as etapas realizam entrevistas orais com a embaixada dos Estados Unidos, em parceria com o Consed, que ao final anunciam a lista oficial dos professores brasileiros selecionados para a competição internacional. A partir de então, o Comitê de Seleção em Washington revisa o material dos candidatos de todos os países participantes, responsabilizando o IREX, organização contratada pelo governo americano para a implementação do Programa nos Estados Unidos, a enviar para a embaixada americana a listagem completa dos professores brasileiros selecionados para participarem oficialmente do ILEP-2018.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo