Governo de Rondônia
29/03/2024

INFRAESTRUTURA

Projeto Minha Rua é lançado no bairro Aeroclube em Porto Velho; serão executados mais de 5 quilômetros de asfalto em 15 ruas 

26 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O que há em comum entre Maria Lídia Nogueira, Maria Judite e Lindalva Azevedo Rocha não se expressa apenas no tempo vivido, que consagra idade superior a 70 anos e longe de seus estados de origem. Morando por longos anos já no bairro Aeroclube, que resulta da união das comunidades do Uirapuru, X-da Questão e Rio Candeias, na zona sul de Porto Velho, elas convivem com a poeira e lama das ruas, muitas esburacadas, causando transtornos diários.

As ruas de Lindalva, Judite e Maria Lídia (esq. )serão asfaltadas.

As ruas de Lindalva, Judite e Maria Lídia (esq. )serão asfaltadas.

Com o projeto Minha Rua, isso é algo que ficará no passado. “Sei que agora o asfalto vai sair. Estou botando muita fé”, disse Maria Lídia Nogueira, moradora há 12 anos da rua Monte Negro, uma das 15 ruas do Aeroclube que receberão os benefícios do projeto, anunciado no bairro na noite desta terça-feira, 25, pelo governador Confúcio Moura e diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva.

O Minha Rua irá executar no Aeroclube mais de cinco mil metros de asfalto, ou seja, mais de cinco quilômetros. “Nós já executamos 700 metros de drenagem profunda aqui. Vamos fazer mais 1500 metros, e um pouco  de drenagem superficial”, disse Neiva. Lançado no final de janeiro deste ano, no bairro Ronaldo Aragão, o Minha Rua executará drenagem e pavimentação em 94 ruas da capital, totalizando 31 quilômetros.

O governador Confúcio Moura disse que os trabalhos no bairro começam no próximo dia 2 de maio, terça-feira. “O bairro vai ficar lindo, adeus em breve à poeira”, disse o governador, após ter dito que a execução de asfalto em várias ruas de Porto Velho, diretamente pelo Estado, é um sonho que está realizando.

“Estamos avançando com este projeto em Porto Velho, e estou muito satisfeito de ter o apoio dos deputados que aqui estão”, disse Confúcio Moura, referindo-se aos deputados Maurão de Carvalho, Aelcio da TV e Léo Moraes, presentes ao lançamento do projeto.

Maria Lídia Nogueira, de 76 anos, não tem mais na memória quantos prometeram asfalto, de vereadores a prefeitos,  mas garante que muitas promessas foram feitas, inclusive por representantes de associações das comunidades que deram origem ao Aeroclube. Ela, que ajudou a eleger o comerciante Samuel Ferreira dos Santos, de 37 anos, presidente da Associação dos Moradores do Aeroclube no dia 27 de março último, acredita que a vida vai melhorar.

Confúcio disse que o projeto avança em porto Velho.

Confúcio disse que o projeto avança em porto Velho

“Este rapaz é uma pessoa maravilhosa. Ajuda como pode a gente, há muito tempo. E o governo tem vindo aqui dentro. Vai sair o asfalto”, declarou Lídia, dizendo que o bairro alaga muito na época de chuva.

A paranaense Maria Judite, que se livrou de uma pressão alta depois que deixou o frio de seu estado e veio para Rondônia, também terá sua rua, a Mondal, na esquina da rua Morunguape, asfaltada. “Vai melhorar aqui”, disse.

Lindalva Azevedo Rocha deixou o Ceará com 17 anos. Viu o Aeroclube, onde mora há 15 anos, ir “se enchendo de gente e casa”.  “Quando cheguei, tinham apenas quatro casas. Veja aí se a minha rua sera asfaltada”, solicita à repórter. Vai, é a rua Joaquim da Rocha, onde tem mais poeira do que lama, segundo ela.

Além de drenagem e pavimentação, o Minha Rua prevê obras de meio fio, calçadas e sarjetas. “Todo o insumo e agregados para fazer o asfalto está comprado, garantido. Vamos iniciar a terraplanagem, e em seguida a capa. Como disse o governador, adeus poeira”, afirmou Ezequiel Neiva.

“O governador Confúcio deu a palavra dele e veio aqui, muitos não acreditavam. Sou muito grato a equipe do DER, ao Ezequiel, todos que estiveram aqui falando sobre o projeto, em reunião com a gente. Eles cumpriram com a palavra. Agradeço muito ao governador que nos premiou com esse privilégio de ter asfalto, de atender nosso bairro. Ficará  show de bola”, disse o presidente da Associação dos Moradores do Aeroclube Samuel Santos.

Além das ruas mencionadas, o asfalto no Aeroclube chegará também para as ruas Barlavento, Linho, Luziânia, Nova Aliança, Miracena, Joaçaba, Janaúba, Tefé, Laranjal, Xisto e Joanopólis.

RONALDO ARAGÃO

Responsável pela Coordenadoria de Ações Urbanísticas (CAU), setor do DER que cuida do projeto,  Celso Coelho disse que no bairro Ronaldo Aragão faltam executar apenas dois quilômetros de asfalto do total de sete previstos. “Houve a necessidade de mais 600 metros de drenagem. A previsão é concluir o trabalho 100% no mês de julho”, disse.

Na execução das obras do Minha Rua estão envolvidas cerca de 200 pessoas, entre engenheiros, servidores administrativos, supervisores, reeducandos, motoristas e outros trabalhadores e cerca de 60 máquinas, destacando-se caçambas, patrol, pá carregadeira e PCs.

Também serão beneficiados pelo projeto os bairros Floresta, 41 ruas; Jardim Santana, 16 ruas; Conceição, uma rua e Planalto, com 10 ruas.

Leia mais:
Projeto Minha Rua executará drenagem e pavimentação em 94 ruas de Porto Velho
Minha Rua, projeto lançado no bairro Ronaldo Aragão, asfaltará 31 quilômetros de ruas em Porto Velho

 

Projeto Minha Rua é lançado no bairro Aeroclube em Porto Velho; 15 ruas serão asfaltadas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo