Governo de Rondônia
19/04/2024

PINTURA

Obras de arte inspiram Projeto Escolar no Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná

27 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Pinturas contemporâneas, artes moderna e abstrata, com abundância de cores contrastantes, ganharam espaço no Colégio Tiradentes da Polícia Militar Unidade Jacy-Paraná, distrito de Porto Velho, com o projeto de arte interdisciplinar desenvolvido por 180 alunos que cursam o 9º ano.

Acompanhados da diretora tenente Erica, os alunos José Soares e Wesley Fernandes entregaram quadro O Pescador ao secretário Caetano

Acompanhados da diretora tenente Erica, os alunos José Soares e Wesley Fernandes entregaram quadro O Pescador ao secretário Caetano

A iniciativa que deu certo engloba atividades da língua portuguesa, matemática, artes, inglês e história, já que os alunos, para pintar as telas, pesquisam sobre os artistas e seus respectivos trabalhos.

Os estudantes destaques no projeto, José Soares e Wesley Fernandes, contam que a experiência estimulou a criatividade em pintar o quadro “O pescador”, entregue ao secretário estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, Lioberto Ubirajara Caetano, em seu gabinete.

“A inspiração vem do cubismo da artista Kátia Almeida, trabalhando a pintura  em tela com formas geométricas, explorando a relação de estrangeiros cubanos e haitianos com a lembrança da pesca na sua cidade natal. Tudo colorido é mais bonito”.

Ao receber a representação dos alunos, o secretário contou a historia da Sesdec e parabenizou a dupla de alunos com palavras de incentivo para continuarem aprendendo cada vez mais. “Tem um quê de realidade e proporcionalidade. O que remete a um trabalho de potencial profissional”, disse o secretário, completando que precisamos continuar a arte nas escolas.

Caetano também informou que vai verificar com sua equipe um trabalho itinerante com todas as Gerências a visitar a Escola  Tiradentes de Jacy com o objetivo de inspirar a equipe com o trabalho exemplar que lá é realizado.

Conforme a diretora Erika Josiani Ossuci, 1ª tenente da Polícia Militar de Rondônia, o projeto coordenado pelo professor Batista incentiva também a habilidade dos alunos em pintura livre.

Dois meses teria sido o tempo necessário, segundo ela, para o estudo das escolas literárias e a conclusão do programa. “O projeto está sendo maravilhoso. A intenção é incentivar os alunos de que o trabalho artístico é importante e vale a pena”, pontuou a diretora.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo