Governo de Rondônia
28/03/2024

AVANÇOS

Curso do Corpo de Bombeiros de Rondônia é referência em plataforma virtual para outros estados

16 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia tem alcançado destaque nacional devido ao curso de aperfeiçoamento de oficiais desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Educação a Distância (EAD). A iniciativa tem reforçado a atuação efetiva e planejada da instituição que exerce papel estratégico na segurança pública estadual.

Bombeiros de Rondônia ganham destaque com cursos de aperfeiçoamento

Bombeiros de Rondônia ganham destaque com cursos de aperfeiçoamento

‘‘É um curso para aqueles que devem estar habilitados para assumir funções de gestão dentro da corporação’’, disse o subcomandante e coordenador geral do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), coronel Demargli Costa Farias.

Para ele, a modalidade de cursos de aperfeiçoamento em plataforma online permite mais flexibilidade aos participantes e redução de custos do estado.

‘‘O que for necessário ser feito presencial, nós vamos fazer, mas com a EAD conseguimos diminuir tempo de ausência dos profissionais de suas funções, economizamos o tempo dos instrutores e até com a logística dos alunos no deslocamento para o curso’’, garantiu.

De acordo com o subcomandante, foi a partir de um sistema gratuito, também utilizado pela Polícia Militar, que o Corpo de Bombeiros desenvolveu a plataforma para o curso de aperfeiçoamento de oficiais.

‘‘Nós pegamos esse modelo já criado, e colocamos todos os nossos conteúdos, deixando o ambiente virtual com a nossa cara e até hoje esse sistema tem dado muito certo’’, afirmou.

O curso tem duração de seis meses, e inclui as disciplinas de gestão pela qualidade, processo decisório e planejamento e gestão de comando no plano de ensino. ‘‘Nós observamos que para aquelas disciplinas que são estritamente teóricas, como as que habilitam os oficiais para cargos de gestão, não tinha necessidade de ficarmos dentro de uma sala de aula explicando para os alunos. Então usamos a ferramenta de ensino EAD e observamos que não perdemos a qualidade e nossos oficiais estão agregando conhecimento de forma intensa’’, explicou.

O subcomandante ainda informou que antes, quando o ensino era 100% presencial, os profissionais ficavam afastados das funções por seis meses, agora com a plataforma online, eles podem conciliar o aperfeiçoamento com o exercício de suas atividades.

REFERÊNCIA

Os resultados positivos com a plataforma EAD dos cursos de aperfeiçoamento de oficiais têm despertado o interesse de outros estados, a exemplo do Rio Grande do Norte, onde 30 oficiais iniciaram recentemente o curso por meio do compartilhamento do ambiente virtual desenvolvido em Rondônia.

‘‘Foi uma alegria para nós recebermos um convite do governo do Rio Grande do Norte para o aperfeiçoamento dos seus oficiais. É o reconhecimento do Estado de Rondônia através do trabalho do Corpo de Bombeiros, que tem avançado muito na área de ensino’’, avaliou o subcomandante.

E não é só o Rio Grande do Norte que percebeu as vantagens dessa ferramenta. ‘‘Por meio desse ambiente virtual, o curso também está sendo aplicado aos oficiais do Acre, além de policiais militares, bombeiros, delegados e peritos de Rondônia’’, disse.

IMPACTO POSITIVO

A iniciativa acompanha a determinação do governador Confúcio Moura em modernizar os órgãos públicos de Rondônia. ‘‘É muito importante saber que o governador tem esse interesse em aperfeiçoar os recursos humanos e nós temos trabalhado alinhados a essa ideia’’, contou.

O aperfeiçoamento de oficiais é considerado uma ação estratégica para que o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia tenha reflexo positivo para os cidadãos rondonienses.

‘‘Além dos cursos que são obrigatórios para os oficiais, nós vamos fazer cursos de especializações para áreas especificas, como por exemplo, financeira e recursos humanos. Isso, porque quando se é oficial, o leque de conhecimento tem que ser muito maior, pois desempenha função de gestão. Oficial precisa estar apto para o planejamento das ações da instituição como a atuação em caso de enchentes e outras problemáticas que necessitam de ações coordenadas e até integradas com auxílio de outras instituições’’, ponderou.

Leia mais.

Rondônia oferece curso de aperfeiçoamento a 30 oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Segurança, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo