Governo de Rondônia
29/03/2024

DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE

Governo implanta em Cacoal primeiro serviço de ressonância magnética 100% pública de Rondônia

16 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

PIONEIRO - Cacoal recebe na sexta-feira (19) primeiro serviço de ressonância magnética 100% público do Estado

Cacoal recebe na sexta-feira (19) primeiro serviço de ressonância magnética 100% público do Estado

O complexo hospitalar de Cacoal – que funciona como segundo polo de tratamento de alta complexidade em Rondônia – receberá o primeiro serviço de ressonância magnética 100% pública, com equipamento e gestão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Segundo o secretário de Saúde, Williames Pimentel, o equipamento instalado em Cacoal é resultado de uma força-tarefa criada pelo governo de Rondônia para a descentralização do atendimento de alta complexidade no Estado. Com a estratégia adotada pelo governo, a população conta com duas cidades referências: Porto Velho e Cacoal. Além de desafogar as unidades da capital, principalmente o Pronto-Socorro João Paulo II, a descentralização faz os pacientes sejam atendidos o mais próximo possível de seus municípios de origem, sem a necessidade de atravessar o Estado inteiro para receber atendimento.

No total, R$ 4.150.000,00 foram investidos para aquisição e instalação do equipamento. Deste total, R$ 2.500.000,00 foram alocados através de emendar parlamentar do deputado federal Nilton Capixaba, afirma Pimentel.

Pimentel explica que a emenda contemplava apenas o equipamento de RMI, porém para a perfeita instalação é necessário que tenha uma instalação completa com Chiller , blindagem da sala (Gaiola de Faraday), aterramento adequado e outras características pertinentes ao equipamento.

Assim, por uma decisão técnica da Sesau com o autor da emenda, o item RMI foi licitado contemplando não só o equipamento mas também toda a infraestrutura necessária para o perfeito funcionamento. Essa decisão de licitar o equipamento instalado mostra a maturidade da secretaria na aquisição de equipamento e produtos de alta complexidade, já no passado era corriqueiro licitar equipamento, porém não conseguir instalar e muitas vezes nem possuir local de instalação, demonstrando o comprometimento do governo com o bem público e de toda sua equipe técnica, ressaltou o secretário.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Economia, Educação, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo