Governo de Rondônia
26/04/2024

CONSÓRCIO BRASIL CENTRAL

Governador Confúcio Moura participa do Fórum Brasil Central, em Palmas

01 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura participa nesta quinta e sexta-feiras (1 e 2), em Palmas (TO), da 3ª Reunião do Fórum Brasil Central de 2017, que tem como principais objetivos a discussão de temas econômicos de interesse mútuo, o fortalecimento e financiamento dos projetos do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, que é tema de uma palestra com ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

O ministro falará aos governadores sobre projetos de desenvolvimento para a região do Brasil Central e Amazônia, com destaque para os programas dos Fundos Constitucionais de Financiamentos (FCO e FNO), disponíveis aos gestores dos estados do Brasil Central, e que devem ser uma das alternativas do Consórcio para a realização de investimentos fundamentais para o desenvolvimento da região.

De acordo com o secretário de Planejamento de Rondônia (Sepog), George Braga, que acompanha o governador Confúcio Moura, a reunião do Fórum tem uma vasta programação que inclui entre tantos temas, a discussão de medidas que facilitem e ampliem a possibilidade do comércio comum, e a importância da unidade das bancadas dos estados no Congresso Nacional na defesa de projetos de lei que tramitam nas duas Casas, com consequência sobre os projetos dos estados e do Consórcio.

Mas isso não é tudo. A agenda dos governadores prevê também a deliberação do sobre a integração ou adesão do Estado do Maranhão ao bloco, a discussão de projetos econômicos de interesse mútuo, como o mercado comum, previdência complementar, projeto de estratégia unificada de exportações, compras governamentais, projeto de turismo para o Brasil Central, análise para adesão, parceria e estruturação dos escritórios do Consórcio Brasil Central na Coréia do Sul e Holanda, além da indicação formal dos representantes de cada estado para centralizar e responder pelas ações desenvolvidas pela entidade, entre outras.

Para o segundo dia (sexta-feira), pela manhã, o governador Confúcio Moura participa da Assembleia Geral, seguida de uma coletiva à imprensa juntamente com os demais governadores. A programação segue à tarde com palestras e exposições sobre Plataforma Mais Gestão, Logística de Integração, e com a ampliação dos debates sobre Educação e Segurança Pública.

Participam da 3ª Reunião do Fórum do Brasil Central de 2017, em Palmas, os chefes dos executivos dos estados de Rondônia (RO), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Groso do Sul (MS), Tocantins (TO), e do Distrito Federal (DF), que recepcionarão o governador do Maranhão, Flávio Dino, que formalizará seu pedido de ingresso no Consórcio, o que deverá ser aceito por todos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo