Governo de Rondônia
28/03/2024

EVENTO

Interação ecológica marca início das atividades da Semana do Meio Ambiente no setor portuário de Rondônia

05 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Leudo Buriti, diretor presidente da Soph na abertura da Semana do Meio Ambiente

Com o intuito de avançar na contribuição do setor portuário para os três pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental, a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), em parceria com a Hermasa Navegação da Amazônia e a empresa BDX Florestas, realizam no período de 05 a 09 de junho, a Semana do Meio Ambiente Portuária. A abertura da interação ecológica teve início na manhã desta segunda-feira, 05, nas dependências do Porto Público de Porto Velho, contando com a participação da banda da Policia Militar do Estado, que tocou os hinos Nacional e Céus de Rondônia.

Ao declarar aberta a semana ambiental portuária o presidente da Soph, Leudo Buriti, afirmou que a iniciativa busca incentivar discussões e ações práticas acerca do desenvolvimento sustentável. “A valorização do meio ambiente é uma questão primordial para todos. Assumimos esse compromisso por entendermos que o porto está inserido num cenário que requer uma sistemática de tratamento das questões ambientais, por isso, estamos incorporando instrumentos e ferramentas que facilitem na redução de qualquer tipo de impacto e ampliando positivamente os resultados sociais, econômicos e ambientais”, disse.

O presidente da Soph enfatizou que o sistema portuário e a navegação brasileira contribuem efetivamente para o tripé da sustentabilidade global: Econômica, Social e Ambiental propriamente dita.

Para o gerente dos terminais da Hermasa Navegações em Porto Velho, Daniel Murati, as questões ambientais são vistas como parte integrante do processo e de suma importância para o ambiente organizacional, a medida em que estabelece regras e conceitos que impelem a busca pela melhoria contínua. Ele exemplificou que na navegação interior no trecho Porto Velho – Itacoatiara, correspondente a 1.100 km, a economia de geração do gás monóxido de carbono é significante. “Um empurrador da empresa pode levar um comboio com 20 balsas, isso equivale a mil caminhões. É valido afirmar que a empresa está sempre preocupada com as questões ambientais e em conjunto com a Soph, realiza trabalhos que visam o retorno sustentável das atividades econômicas”.

Acidentes por animais peçonhentos

Durante o evento, o biólogo Henrique Cruz Amarante Arantes, ministrou palestra sobre animais peçonhentos. Ele destacou os riscos e perigos e auxiliou sobre os cuidados com a diversidade de animais comuns na nossa região, como aranhas, serpentes, baratas e escorpiões. A palestra contou com demonstração prática e orientação de como proceder em casos de acidentes por animais peçonhentos e dicas de segurança e primeiros socorros.

A programação segue até sexta-feira, 09, incluindo palestras, exposição sobre sustentabilidade, demonstrando o reaproveitamento e reciclagem de pneu e pet, distribuição e plantio de mudas nativas, blitz educativas, promoção da saúde e o bem-estar do trabalhador, com aferição de pressão e teste de glicemia.

Leudo agradeceu ao governo de Rondônia, os colaboradores e parceiros do Porto de Porto Velho, que mais uma vez uniram forças para refletirem e realizarem atividades e ações concretas em favor do tripé da sustentabilidade ambiental.

A interação ecológica do Porto de Porto Velho, tem como público alvo a comunidade portuária, alunos da rede pública, colaboradores e parceiros, com ações voltadas para a conscientização e preservação do ambiente natural.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônia Nascimento
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo