Governo de Rondônia
18/04/2024

PALÁCIO RIO MADEIRA

3ª Feira Estadual da Agroindústria Familiar atrai público com exposição de produtos naturais e artesanais em Porto Velho

31 de janeiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

22 agroindústrias familiares comercializam produtos na 3ª edição da feira

 

A movimentação de público durante a Feira Estadual da Agroindústria Familiar, que acontece pela terceira vez no Palácio Rio Madeira, chamou a atenção. A 3ª edição da feira, realizada hoje (31), contou com a participação de 22 agroindústrias familiares, que puderam expor produtos como mel, leite, iogurtes naturais, queijos, derivados de frutas, carnes, além da exposição de produtos artesanais.

A Feira é uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), que busca fortalecer a agroindústria do Estado, segundo explicou o secretário da Seagri, Evandro César Padovani.

 

“Conforme orientou o nosso governador coronel Marcos Rocha, estamos trazendo agroindústrias de todo Estado para mais uma edição da feira. É uma oportunidade tanto para os produtores quanto para os servidores e a população que compram diretamente de quem produz”, destacou o secretário.

 

Evandro Padovani falou a da importância de fomentar a economia dos pequenos produtores

VALORIZAÇÃO DAS AGROINDÚSTRIAS

A Feira contou com expositores dos municípios de Porto Velho, Cacoal, Ariquemes, Vilhena, Pimenta Bueno, Nova Califórnia, entre outros.

Segundo Padovani, Rondônia possui cerca de 700 agroindústrias familiares, e o trabalho do governo é fortalecer essa rede de agroindústrias e valorizar os produtores. “Para se ter uma ideia, antes o governo do Estado só tinha uma feira como esta no Rondônia Rural Show, evento bastante conhecido e que conta com uma grande aceitação do público. Agora, com mais essa feira acontecendo aqui no Palácio Rio Madeira, fortalecemos e também abrimos o mercado para novas oportunidades”.

O secretário ainda reforçou a importância de valorizar os produtos da nossa terra, produzidos aqui. “Orientamos, ainda, que a própria população, quando for ao mercado fazer as compras, escolha produtos de Rondônia. Ajudando a valorizar as agroindústrias do Estado”.

AVALIAÇÃO DOS PRODUTORES

A produtora Vanessa de Oliveira veio de Ariquemes expor os doces que faz, junto com outros integrantes da família que trouxeram produtos derivados do cacau e do leite. Para ela a divulgação é um item muito importante.

 

“Essa iniciativa é muito boa, sem contar o respaldo que estamos tendo. Já é a terceira vez que participo e a movimentação a cada edição só aumenta”, avaliou a produtora.

 

Karina Rocha produz e comercializa sabonetes artesanais

 

Karina Rocha, produtora de Porto Velho, trouxe para a feira sabonetes artesanais e aromatizantes de ambiente. De longe o colorido e o perfume dos produtos atraiam os servidores.

 

“Eu acho fundamental essa participação e apoio do governo porque fomenta o nosso trabalho como artesãos. Nós temos pouco espaço e precisamos de mais iniciativas como esta”, parabenizou a produtora que há cinco anos trabalha com saboaria e aromatizantes na capital.

 

Vergilio Possebon trouxe produtos derivados do mel

No ramo das carnes, muita gente aprovou os aperitivos da barraca “O Porcão”.   A produtora Fernanda Souza diz que os resultados obtidos com a feira são o grande destaque. “Nós trabalhamos com produtos embutidos como salames, linguiças e outros produtos derivados do porco. Com a feira e as exposições aumentamos nossa clientela. Aqui somos divulgados pelos próprios servidores. E isso é muito bom”, avaliou Fernanda.

Quem saiu de sacolas cheias foi a servidora Adriana Cristina, que parabenizou a inciativa. “Com a exposição nós conseguimos conhecer de forma direta os produtores do Estado. É uma oportunidade de adquirir produtos de qualidade”.

NOVIDADES

A feira conta agora com um calendário fixo para que todos possam saber os dias em que ela acontecerá. Veja a matéria completa aqui com o cronograma.

 

VEJA A GALERIA DE FOTOS DA FEIRA

 

Leia mais:

 Exposição de produtos da agricultura familiar ganha calendário fixo no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho

 Feira da Agroindústria vai receber 18 expositores artesanais dia 31 no Palácio Rio Madeira em Porto Velho

 2ª edição da Feira da Agroindústria Familiar acontece no Palácio Rio Madeira

 1ª Feira da Agricultura Familiar é realizada nesta sexta-feira em Cerejeiras

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Economia, Governo, Indústria, Infraestrutura, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo