AGRONEGÓCIO

5ª Rondônia Rural Show promete quebrar recordes e abrir as portas do estado ao comércio mundial

09 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A 5ª Rondônia Rural Show, que acontecerá de 25 a 28 de maio de 2016, começou a ser planejada na noite de quarta-feira (7), na sede da Associação Rural de Rondônia (ARR), no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná. As principais considerações foram apresentadas pelos dirigentes da ARR ao secretário estadual da Agricultura, Evandro Padovani, que elencou as possibilidades de organização do próximo evento, que faz parte do calendário nacional de feiras agropecuárias.

Reunião na Associação Rural inicia o planelamento da 5ª Rondônia Rural Show de Ji-Paraná

Reunião na Associação Rural de Rondônia inicia planejamento da 5ª Rondônia Rural Show de Ji-Paraná

“Estamos muito felizes com o sucesso alcançado na Rondônia Rural Show deste ano e vamos bater todos os recordes alcançados, inclusive traremos dez delegações estrangeiras para expor e fazer negócios com os mais de 330 expositores nacionais que lá estarão”, disse Padovani.

Os números alcançados na 4ª Rondônia Rural Show 2015 foram superiores aos dos anos anteriores, e superá-los será um desafio para os organizadores. Os expositores venderam diretamente R$ 18,5 milhões e houve mais de R$ 1,5 milhão liberados pelo sistema bancário presente: Banco do Brasil, Basa, Banco do Povo, Caixa Econômica Federal, Cresol, Credisis, Santander (com recursos ABC-BNDES) e HSBC.

As vendas diretas corresponderam ao movimento de 100 agroindústrias, que venderam R$ 125,2 mil; o artesanato comercializou R$ 105,3 mil; e semoventes (bovinos, caprinos e ovinos), R$ 502,5 mil. O balanço total de negócios realizados superou R$ 621,7 milhões, e a previsão de arrecadação do estado é de R$ 74,6 milhões. O público que circulou gratuitamente nos quatro dias da feira (de 27 a 30 de maio), consumindo e adquirindo produtos e serviços, foi de mais de 53,4 mil pessoas.

“A crise econômica que penaliza a maior parte do mundo e muitos estados brasileiros não nos atinge. Primeiro, porque o governo Confúcio Moura prima por equilibrar as contas e manter os pagamentos em dia; segundo, porque somos um povo empreendedor e não temos medo de desafios; e terceiro, porque focamos a nossa economia no agronegócio, verdadeira vocação de Rondônia {o estado cresce em média 10% ao ano, mais que a China]”, explicou Padovani, prometendo que a 5ª Rondônia Rural Show terá muito mais atrações, público, expositores, negócios realizados, abrindo de vez as portas de Rondônia para o comércio mundial.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi

Agricultura, Agropecuária, Água, Ecologia, Economia, Empresas, Governo, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Tecnologia, Terceiro Setor, Turismo