AGRONEGÓCIO

7ª Rondônia Rural Show é aberta em Ji-Paraná; governador propõe debate sobre alternativas de transporte

23 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A 7ª Rondônia Rural Show tem atividades variadas durante todo o dia e prossegue até sábado (26)

A greve dos caminhoneiros que protestam contra o preço do combustível deve provocar uma reflexão sobre a necessidade de ampliar os modais de transporte como ferrovia e hidrovia, disse o governador Daniel Pereira disse nesta quarta-feira (23), na abertura da 7ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.

O evento, que reúne produtores, pesquisadores, expositores variados e instituições de crédito, acolhe delegações de Cuba, Coreia do Sul, Argentina, Bolívia e países africanos.

O governador também pediu à cúpula do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária ) ajuda para combater a violência no campo através da titulação de terras na área rural, onde se produz alimentos e razão da Rondônia Rural Show.

Numa reflexão sobre a origem da feira, que começou como instrumento de suporte para a agricultura familiar, Daniel Pereira exaltou o ex-governador Confúcio Moura, que idealizou o evento e participou de todos até 2017.

O discurso do governador incluiu a educação ambiental como caminho para o desenvolvimento sustentável. “Não por modismo, mas necessidade para garantir qualidade de vida às futuras gerações”, acrescentou.

Daniel Pereira: “a educação ambiental não deve ser encarada como modismo, mas como necessidade para o bem das futuras gerações”

Para o governador, o desenvolvimento também não pode ser travado pela burocracia e indicou que as secretarias dos municípios devem tratar do licenciamento ambiental, deixando apenas os casos mais complexos para a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

O embaixador alemão Georg Witschel é um dos convidados e está desde terça-feira (22) em Ji-Paraná. Ele disse que seu país contribui com tecnologia para o desenvolvimento sustentável através dos mecanismos utilizados para a legitimação de posse como o Programa Terra Legal.

APRENDIZADO

A agricultura tem muito o que aprender com os produtores agrícolas de Rondônia, afirmou o representante cubano Miguel Lopez, que também veio prospectar negócios na feira. “Temos interesse em  importar alimentos e levar tecnologia na área de piscicultura”, anunciou entre elogios à Rondônia Rural Show.

Outro que veio para a feita e que já conhece o potencial do estado para futuros negócios foi o empresário sul-coreano Jung Yung. Ele disse que ficou impressionado com a visão do governador Daniel Pereira em buscar a melhor tecnologia para implantar em Rondônia. Yung previu que alguns setores da economia mundial perderão espaço, mas a agricultura, avaliou, “seguirá forte”.

A 7ª Rondônia Rural Show está distribuída entre dezenas de estandes, onde é possível travar contato com a mais moderna tecnologia, fazer negócios e aprender. As instituições de crédito também estão presentes e divulgam linhas favoráveis aos produtores.

Pequenos e grandes agricultores circulam orgulhosos ao lado de homens de negócios de segmentos variados fazendo com que a feira seja, ainda, espaço para confraternização.

A 7ªRondônia Rural Show tem programação durante todo o dia e prossegue até sábado.

VEJA FOTOS DO EVENTO

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes e Jeferson Mota

Agricultura, Agropecuária, Evento, Governo, Piscicultura, Rondônia, Tecnologia, Transporte, Turismo