Governo de Rondônia
19/04/2024

REDIRECIONAMENTO

Para garantir banco de sangue com melhor aproveitamento, Fhemeron redimensiona hemocomponentes do interior para Porto Velho

09 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

É na capital Porto Velho que se concentra a grande demanda de bolsas de sangue do estado, segundo a gerente técnica da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), Carola Hurtado. Para garantir o abastecimento desse banco de sangue e melhor aproveitamento das doações feitas no interior, a instituição anuncia que iniciará o redimensionamento de hemocomponentes, que são os elementos do sangue: hemácias, plasma, leucócitos e plaquetas.

Hemocomponentes serão redirecionados as unidades com maior concentração de cirurgias

Hemocomponentes serão redirecionados as unidades com maior concentração de cirurgias

‘‘Desta forma vamos redirecionar os produtos onde são mais necessários, melhorando o atendimento principalmente em Porto Velho, que é onde temos o maior número de cirurgias devido os hospitais da capital atenderem a pacientes do interior’’, explicou.

Segundo ele, o redimensionamento começou pelo município de Ariquemes, que nesta semana teve toda validação de processo aprovada. “É muito importante destacar que para que este redirecionamento aconteça é feito todo um trabalho para garantir a qualidade desses hemocomponentes. Não é simplesmente coletar em Ariquemes e usar o produto em Porto Velho’’, esclareceu.

A gerente técnica disse que o processo de avaliação é para garantir a segurança de que o produto utilizado tem qualidade. ‘‘Nós verificamos se o produto coletado em Ariquemes mesmo com o transporte chegou à capital nas condições ideais para atender aos pacientes, e constamos que sim. As plaquetas de Ariquemes começam nos próximos dias a ser utilizadas em Porto Velho’’, adiantou.

A ideia é ampliar ainda mais os pontos que farão parte desse redimensionamento. ‘‘Vamos ter um polo em Ji-Paraná, que vai receber a demanda de produção de outros municípios e vai atender diretamente ao hospital de Cacoal, que é um dos hospitais de maior porte do estado’’, disse a gerente.

A iniciativa mostra o fortalecimento da Hemorrede de Rondônia em unir esforços para melhorar e ampliar os serviços no estado.

Leia mais:

Coleta de sangue por meio de aférese otimiza doação e dá mais segurança a pacientes em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo