Governo de Rondônia
29/03/2024

AFRODESCENDÊNCIA

Conferência regional sobre Igualdade Racial acontece nesta quarta-feira, 20, em Ji-Paraná

19 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Ji-Paraná receberá no próximo dia 20 representantes de 14 municípios da região para a realização da 2ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Social, que este ano trabalha o tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

O encontro será no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), das 8h às 17h, de onde serão elaboradas propostas à conferência estadual, que ocorrerá em dezembro, em Porto Velho.

O evento já está com a programação definida e será aberto em cerimônia formal com participação de autoridades e apresentação cultural afro. Em seguida os trabalhos serão iniciados conforme protocolo. No primeiro momento será feita a leitura, análise e aprovação do regimento interno da 2ª Conferência.

O segundo momento é destinado às discussões dos eixos temáticos durante toda a manhã. Cada eixo terá um facilitador e trabalhos em grupos ocorrem na parte da tarde. A professora e jornalista Sílvia Cristina Amâncio Chagas palestra sobre o primeiro eixo: “Do reconhecimento dos afrodescendentes”, às 9h40. “Da garantia de justiça aos afrodescendentes” será às 10h20.

Às 11h, a jornalista Cláudia Moura discorre sobre “Do desenvolvimento dos afrodescendentes”. A militante nas políticas sobre igualdade racial, a professora Rosária Helena de Oliveira Lima, aborda o tema “Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes”, às 11h40.

A partir das 14h30 dá-se início às plenárias de deliberações. Ao final desses trabalhos, quando serão apresentadas as propostas à conferência estadual, serão eleitos os delegados. “Todos receberão certificados”, anuncia Luciene Codeço, a gerente da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), que está à frente da 2ª Conferência regional.

Participam do evento representantes de Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Nova União, Mirante da Serra, Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari, Machadinho do Oeste, Teixeirópolis, Urupá, Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Ji-Paraná.

Leia mais:
 Políticas públicas para a população negra é tema de encontro em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo