Governo de Rondônia
18/04/2024

FISCALIZAÇÃO

Obrigatoriedade de selo fiscal em vasilhames de água comercializados em Rondônia passa a valer a partir de 2 de abril

19 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Nova medida visa controle sanitário e fiscal de vasilhames de água mineral de 10 e 20 litros

A partir do dia 2 de abril, os estabelecimentos envasadores de água mineral ficam obrigados a utilizar selo fiscal para os vasilhames retornáveis de 20 e 10 litros, ainda que sejam provenientes de outros estados. Para o coordenador da Receita Estadual da Secretaria de Finanças (Sefin), Wilson César de Carvalho, a medida é, antes de tudo, uma demonstração da preocupação do governo de Rondônia com a saúde pública.

‘‘Hoje nós temos muitos envases clandestinos. O que leva o cidadão a pagar o preço por uma água que não é mineral. A Saúde Pública registra muitos casos de verminoses. Essa obrigatoriedade do selo fiscal faz parte de um trabalho preventivo’’, explica o coordenador.

Além da iniciativa ser também um compromisso com a eliminação do comércio irregular que sonega o pagamento do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias, o ICMS. ‘‘Nós já temos vários estados que adotaram esse controle e a Sefin, obedecendo ao programa de governo, vai introduzir essa medida a partir de abril’’, conta.

A obrigatoriedade de selo fiscal de controle em vasilhames de água mineral foi instituída pela Lei 4.069, de 22 de maio de 2017 e regulamentada pelo decreto de nº 22.302, de 29 de setembro de 2017. ‘‘As empresas participaram ativamente da elaboração desse regulamento, fizemos várias reuniões, eles participaram e opinaram’’, disse.

O coordenador explica ainda que foi dado o prazo de 90 dias para que as empresas se adaptassem a obrigatoriedade, considerando o tempo necessário para confecção do selo. Sendo assim, todos os vasilhames envasados a partir do dia 2 de abril têm obrigação de ter o selo.

Mas ele esclarece, também, que vasilhames em estoque com data de envase anterior a 2 de abril poderão ser comercializados em até mais 90 dias sem a necessidade do selo, terminado esse prazo a empresa está passível de autuação.

A entrega, remessa, transporte, recebimento, estoque ou depósito de vasilhames, acondicionados de água mineral natural ou água acondicionada de sais, sem o selo fiscal de controle está sujeito a multa no valor de uma UPF/RO (R$ 65,21) por vasilhame em situação irregular.

A aposição irregular do Selo Fiscal de Controle também  gera multa no valor de uma UPF/RO por vasilhame em situação irregular, assim também como o extravio de Selo Fiscal de Controle gera multa de  uma UPF/RO por selo extraviado. Já em caso de deixar de comunicar ao Fisco o extravio de Selo Fiscal de Controle, a multa é de 20 UPF/RO por evento não informado;

Deixar de devolver ao Fisco Selo Fiscal de Controle inutilizado gera multa uma UPF/RO por selo inutilizado e não devolvido; e a confecção do Selo Fiscal de Controle em desacordo com as especificações previstas na legislação tributária está sujeita a multa duas UPF/RO por selo confeccionado.

O decreto ainda estabelece que os estabelecimentos envasadores de água mineral e água adicionada de sais deverão comprovar situação de regularidade junto a Prefeitura, por meio de Alvará de Funcionamento, Vigilância Sanitária, a qual esteja vinculada através do Alvará de Fiscalização e Funcionamento; ao órgão de fiscalização e gerenciamento ambiental ao qual esteja vinculado por documento de outorga e de Licença Ambiental.

O coordenador ainda esclarece que a medida não vai impactar o preço do vasilhame de água, uma vez que o custo de cada selo é de cerca de R$0,10. ‘‘Vamos realizar fiscalizações periódicas e os estabelecimentos que estiverem vendendo o vasilhame de água sem o selo serão autuados’’, garante. A população é a principal parceira na fiscalização da medida e pode ajudar relatando irregularidades através do  Disk Denúncia 0800 690 013 ou ainda pela página de denúncia eletrônica da Sefin.

Leia mais.

 Lei que obriga uso de selo fiscal de controle em vasilhames de água mineral entra em vigor em 2018 em Rondônia

 Produção de água mineral em Rondônia terá controle contra fraude

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Economia, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo