INVESTIMENTO

Mais de 60 mil kits para exames preventivos de atenção básica à saúde da mulher são entregues para a região do Vale do Jamari

11 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Além dos kits, também foram entregues caixas de álcool etílico e porta lâminas

Nesta segunda-feira (11), a região do Vale do Jamari recebeu 60.750 kits Papanicolau para as unidades de atenção básica de saúde dos municípios de Cujubim (5.750 kits), Monte Negro (5.750), Machadinho do Oeste (9.000), Cacaulândia (5.250), Buritis (9.000), Campo Novo (4.750), Rio Crespo (3.000), Alto Paraíso (5.750), e Ariquemes (12.000).

A entrega dos materiais aconteceu na Coordenadoria Regional da Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Orçamento (Sepog), na cidade de Ariquemes, em uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e o deputado estadual Saulo Moreira, com recursos de emenda parlamentar de mais de R$ 200 mil.

Essa foi a segunda entrega realizada na região desde 2017, quando a primeira parte dos kits foi repassada às prefeituras. Em tamanhos pequenos, médios e grandes, os kits são compostos por espéculo vaginal, escova cervical, espátula de Ayre e lâmina para coleta citológica, além de um par de luvas descartáveis. Também fazem parte dos materiais 1.200 caixas de álcool etílico e 75 caixas de porta lâminas.

Segundo deputado estadual, o trabalho conjunto com a Sesau beneficia a todos as cidades da região, atendendo à saúde preventiva da mulher, dando condições ao serviço de atenção básica com o material necessário. A secretária adjunta da Sesau, Maria do Socorro Rodrigues da Silva, acrescentou que a parceria é parte de uma série de ações voltadas à prevenção. “Não temos medido esforços em melhorar a qualidade de vida e saúde da mulher porque o gasto de recursos para tratar é muito maior do que investir em prevenção”.

A secretária adjunta da Sesau fala sobre outros investimentos para a região

Socorro orientou aos secretários municipais de saúde sobre a alimentação do Sispacto (Sistema de Pactuação, Diretrizes, Objetivos, Metas e  Indicadores da Saúde) com as informações sobre os mutirões e exames realizados, para que o Ministério da Saúde possa reconhecer os indicadores e registrar que Rondônia investe em prevenção. A estimativa é que os nove municípios beneficiados tenham material para atender até o final deste ano.

Outros investimentos

Maria do Socorro falou sobre a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal de Ariquemes e as providências do Estado em atender melhor à população do Vale do Jamari. “Estamos ampliando a unidade de cinco para oito leitos e ainda vamos instalar mais 10 leitos na UTI para adultos. Temos também uma proposta para inserirmos mais cinco leitos de UTI para adultos por outro prestador de serviço. A saúde é uma pasta onde mais se investe, mais aparecem outras demandas, e estamos trabalhando sempre para dar melhores condições para atender aos rondonienses”, declarou.