INVESTIMENTO GARANTIDO

Governo investe no artesanato e assegura geração de renda em Rondônia

04 de julho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Artesão vê oportunidade de aumento de renda nas feiras de artesanato

Sabendo do potencial do artesanato em Rondônia, a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) garante que serão realizadas quatro feiras regionais de artesanato em 2018. Além das quatros, mais três poderão acontecer. Cada feira custa em torno de R$ 40 mil, com a realização das feiras o governo vai investir R$160 mil e pode ter retorno financeiro na comercialização de R$500 mil.

De acordo com o superintendente da Sejucel, Rodnei Paes, os artesãos que foram cadastrados vão movimentar a renda dos municípios e isso automaticamente movimenta financeiramente o estado.

Para a coordenadoria de cultura da Sejucel, a realização das feiras é um avanço amparado pelo estado que ficou consolidado devido à parceria da Assembleia Legislativa de Rondônia. Esse retorno financeiro fez com que o estado garantisse o transporte dos objetos para exposição. “O papel do governo é assegurar a logística, a divulgação e a acomodação dos materiais. Esses serviços auxiliam todo o investimento que o estado dá e o retorno financeiro voltado aos artesãos”, ressalta o coordenador de cultura Vavá.

Garantia de renda

Artesã trocou emprego pelo artesanato e se vê satisfeita com retorno financeiro

Artesãos também começam no artesanato por hobby, como é o caso de Tatiane Moura. Ela começou a produzir seus trabalhos a mais ou menos cinco anos atrás e conta que sempre teve paciência e gosto para começar a trabalhar com bonecas de pano. “No começo foi apenas para passar tempo. Quanto tive filho, quis um tempo para eles e foi aí que comecei a trabalhar com o artesanato”, lembra Tatiane.

Quando o governo de Rondônia ainda não realizava as feiras, a artesã Tatiane tinha apenas cliente na cidade de Ji-Paraná. Depois de participar de duas feiras, ela começou a trabalhar por encomendas e atende por meio das redes sociais quase que o estado inteiro. Ela conta que quando participou da feira de regional de Porto Velho em 2017 muitas pessoas viram seus trabalhos e solicitaram encomenda.

Tatiane lembra que quando começou produzia uma boneca por dia e hoje, no momento que se encontra com mais prática, produz cerca de oito por diariamente. Segundo ela, essa área do artesanato é rentável pois as bonecas têm sido usadas como presentes para os papais de primeira viagem. “Para lidar com as encomendas e com as feiras, a gente monta uma agenda provisória para atender as demandas locais, as encomendas e as feiras” ressalta Tatiane.

Saiba mais:

Técnicos da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer realizam cadastro e mapeiam artesanato de Rondônia

Feira de artesanato se consolida em Rondônia e vira fonte de renda para artesãos

Texto: Yuri Vargas
Fotos: Yuri Vargas