Governo de Rondônia
28/03/2024

ANIVERSÁRIO BOMBEIROS

Corpo de Bombeiros de Rondônia comemora duas décadas de emancipação da Polícia Militar

02 de julho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O Corpo de Bombeiros de Rondônia comemora nesta segunda-feira (2) 20 anos de emancipação da Polícia Militar. A corporação iniciou suas atividades em 1977 com 122 homens com uma sessão dentro da Polícia Militar. Em 1993 passou a ser um sub grupamento. Somente em 1998, por meio da Lei nº 778, foi criado na época com 182 militares que optaram por integrar no quadro independente da PM.

Corporação começou suas atividades independente da PM com 182 homens

Segundo a aspirante a oficial do Corpo de Bombeiros, Lucelma Pereira Cordeiro, durante o mês de julho será desenvolvido um calendário com várias atividades. Dia 2 de julho comemora-se oficialmente o Dia do Bombeiro Brasileiro, que foi instituído por meio do Decreto Lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954, data da criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Moraes Antas.

Devido ao ponto facultativo em virtude do jogo da seleção brasileira contra o México nas oitavas de final da Copa do Mundo, as atividades alusivas à comemoração dos 20 anos de emancipação do Corpo de Bombeiros começará na sexta-feira (6), com formatura de 85 novos soldados. O evento será realizado a partir das 9h no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, que fica localizado na avenida Campo Sales, bairro Olaria.

No dia 13 será realizada a Formatura Alusiva ao Dia do Bombeiro. O evento será realizado no Comando Geral, a partir das 9h, com a presença de autoridades e a entrega de medalhas; dia 21 será realizada a 18ª edição da Corrida do Fogo, cujas inscrições encontram-se abertas nos sites do governo de Rondônia e do Corpo de Bombeiros; e no dia 22 acontecerá a 16ª edição da Bike Trilha, em Guajará-Mirim, com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército Brasileiro e a comunidade em geral.

Também será lançado pela Agência dos Correios selo e carimbo comemorativo aos 20 anos de emancipação do Corpo de Bombeiros, que está presente em 14 municípios de Rondônia: Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Cacoal, Machadinho do Oeste, Buritis, Ji-Paraná, Cerejeiras e Vilhena, contando com um efetivo de 666 homens.

Leia mais:

 Corpo de Bombeiros de Rondônia alerta para cuidados com a utilização de fogos de artifício durante a Copa do Mundo

 Corpo de Bombeiros realiza 18ª Corrida do Fogo em Porto Velho; inscrições estão abertas

 Policiais e bombeiros militares de Rondônia comemoram aprovação de projetos do governo que garantem progressão funcional


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Esporte, Evento, Governo, Justiça, Legislação, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo