Governo de Rondônia
19/04/2024

ENCEJA

Inscritos para a prova do Encceja 2019 crescem 75% em relação ao ano anterior, afirma Inep

11 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Provas do Encceja serão aplicadas em 5 de agosto

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou os dados de inscritos no ano de 2019, que bateu recorde, com crescimento de 75% em relação ao ano anterior, batendo em 2,9 milhões de inscritos. As provas serão realizadas no dia 25 de agosto.

O provão, como é conhecido pelos alunos, é aplicado para os níveis fundamental e médio e certifica pessoas que não tiveram acesso à educação regular na idade própria, conforme informou o chefe do Núcleo de Resultados Educacionais, Kary Falcão, “que, após aprovação no exame podem seguir seus estudos normalmente, como ingressar em uma universidade” declarou.

DADOS

Do total de inscritos neste ano, 641.576 foram para realizar a prova do Ensino Fundamental e 2.331.799 para o Médio, sendo que 1.540.802 se declararam do sexo feminino e 1.432.573, masculino. A idade dos participantes varia de 16 a mais de 60 anos. Rondônia teve 10.218 inscritos no ensino fundamental de um total de 74.887 de toda a Região Norte e 22.970 no ensino médio, de um total de 223.143 inscritos. Rondônia soma 33.188 inscritos.

Estudantes se preparam para o provão em todo Estado

ESTUDO

As Matrizes de Referência do Encceja determinam o que será avaliado em cada área do conhecimento e o Inep disponibiliza as provas e gabaritos do Encceja 2017 para o participante estudar pelas questões anteriores através de materiais de Estudo com Apostilas gratuitas que estão disponíveis no Portal do Inep. Elas são compostas por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o ensino fundamental e quatro para o ensino médio).

O coordenador do NRE da Secretaria de Estado da Educação também esclarece que as provas são realizadas em três etapas, sendo a 1ª para toda a população acima de 18 anos; 2ª aos que residem no exterior e 3ª para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Para isso, é importante que os inscritos acompanhem a página do participante no site do Inep.

Kary também alerta aos alunos que perderam o prazo de inscrição para as provas do Encceja, para que procurem os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas) de sua cidade para verificar o edital do Exame Estadual.

CERTIFICAÇÃO

Os resultados do Encceja podem ser usados de duas formas. Através Certificado com nota Mínima nas quatro provas objetivas e na redação e a Declaração Parcial de Proficiência, com nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a participação nas provas não dão direito à certificação ou à declaração. O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas a certificação é feita pelas secretarias estaduais de educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep.

O participante deve escolher a instituição certificadora na qual prefere solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência durante a inscrição.

O exame é composto de quatro provas objetivas, sendo 120 questões de múltipla escolha e 30 questões em cada área do conhecimento e 1 redação, sendo 5 linhas no mínimo e 25 linhas no máximo (ensino fundamental e médio).

Quanto as áreas do conhecimento para o Ensino Fundamental é composto de Ciências Naturais, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação, Física e Redação e Matemática.

Para o Ensino Médio as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias.

 

Leia Mais:  

Governo de Rondônia mobiliza equipe técnica e garante retorno às aulas em 45 dias na escola Paulo Nunes Leal

Festival Estudantil Rondoniense de Artes com inscrições até o dia 10 de junho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Arquivo Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo