Governo de Rondônia
26/04/2024

HUMANIZAÇÃO

Na Maternidade do Hospital de Base a grávida é livre para escolher o acompanhante na hora do parto

12 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Iliziane da Silva, coordenadora da maternidade

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), garante o direito da gestante escolher seu acompanhante durante todo o processo de parto até a alta hospitalar na maternidade. Essa medida faz parte das melhorias que estão ocorrendo dentro da unidade.

“Devido a certos desconfortos por parte de algumas gestantes, era proibido a permanência de homens dentro da unidade. Mas vimos a necessidade de nos adequarmos quanto a essa questão. Agora, a paciente tem o direito de escolher quem ela quer que fique ao seu lado durante o parto”, disse a coordenadora da maternidade Iliziane da Silva.

A nova medida faz parte de um conjunto de mudanças que a maternidade do Hospital de Base vem passando, tanto da na parte humanizada como na parte física, hoje o local é mais amplo, garantindo melhor conforto para as gestantes e acompanhantes. “Fomos atrás de aprimoramento, sabemos que essa mudança é cultural para todos, aproveitamos que mudamos de local, o que fez diferença, com espaço maior e acolhedor. Obviamente ainda temos melhorias pra fazer, mas estamos no processo”, destacou a coordenadora.

Enfermeira do centro obstétrico, Thais Capelli

Elisângela Nunes é enfermeira obstetra do Hospital de Base, trabalha há 12 anos na maternidade, para ela uma das problemáticas é a ausência dos pais no pré-natal. Existe hoje, no âmbito do SUS, o pré-natal do pai, que faz parte também da caderneta. “A participação do pai é muito importante, não só na hora do parto, mas em todo o pré-natal, para poder saber como vai colaborar durante o puerpério, muitas vezes o pai chega aqui cheio de dúvidas, por onde começar e o que fazer, justamente porque ele não participou do primeiro momento que foi a gestação em si”, afirmou.

A partir do momento que a gestante entra na maternidade, ela escolhe com quem deseja ficar durante sua permanência no local. Essa pessoa acompanha até na hora do parto, caso seja normal, quando é feito a cesariana, ainda não é permitido a entrada do pai ou de outra pessoa que esteja como acompanhante, mas a partir do momento que a mãe sai do centro cirúrgico ela já é recebida pela pessoa que ela mesma escolheu para ficar junto dela.

Gustavo Vieira, o pai da Maria Eduarda

“O acompanhante para a paciente traz um conforto, um alivio, e nós, como profissionais, estamos tentando incluir esses acompanhantes no dia a dia delas. Temos orientações que passamos para cada um deles no serviço. Ter alguém da confiança da gestante é muito importante, pois ela está numa fase de transição e adaptação”, disse a enfermeira do centro obstétrico, Thais Capelli.

José Gonçalves Martins, esposo da Fabiana da Silva, a acompanhou desde entrada, e não saiu mais de perto. “Não tive problema em ficar aqui, ela só tem a mim, e ver o nascimento do meu primeiro filho foi incrível”, disse o vaqueiro.

“Estar ao lado da minha esposa nesse momento é muito importante, é um momento único, eu dei o primeiro banho, fiz o papel de pai, a minha ficha agora que está caindo”, disse emocionado Gustavo Vieira, o pai da Maria Eduarda, que veio ao mundo de parto natural.

O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto velho, é referência em partos considerados de alto risco, atendendo a todo estado de Rondônia, sul do Amazonas, e parte da Bolívia. Na unidade são realizados cerca de 400 atendimentos por mês, entre gestante, puerpério e partos.

Leia mais:

 Servidores da saúde são capacitados para unificar classificação de risco de pacientes

 Medicamentos para emagrecer vendidos como fitoterápicos em redes sociais são proibidos pela Anvisa

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo