Governo de Rondônia
24/04/2024

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

No isolamento social Detran Rondônia intensifica ações educativas nas mídias sociais

13 de maio de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Antes da pandemia Detran Rondônia promovia educação de trânsito nas escolas, instituições e áreas públicas para crianças e adultos

Impossibilitado de desenvolver as ações educativas de trânsito de forma presencial, por causa da pandemia da Covid-19, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia passou a desenvolver com a colaboração de seus servidores vídeos educativos, que estão sendo divulgados nas mídias sociais do órgão.

Segundo o diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, a iniciativa partiu dos próprios servidores que elaboram peças teatrais com fantoches ou gravam dicas de segurança no trânsito e também orientam cuidados de como evitar contrair o coronavírus. Os profissionais, mesmo trabalhando em regime home office, buscaram meios para continuar levando informações para a sociedade.

“Os servidores gravam os vídeos em seus aparelhos celulares e depois são inseridos nas mídias sociais do Detran Rondônia, trabalho simples, mas que tem dado bons resultados nas redes sociais”, ressaltou, agradecendo aos servidores pelos esforços que estão fazendo para continuar realizando o trabalho de levar informações educativas aos cidadãos, mesmo estando impedidos de realizarem os trabalhos de forma presencial nas escolas, instituições e áreas públicas, por causa da pandemia.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), Cleuza Avello Corrêia, disse que os profissionais que fazem palestras e peças teatrais educativas com fantoches estão gravando os vídeos direcionados ao público adulto e infantil das redes sociais. “Temos que driblar as dificuldades do momento em virtude da Covid-19 para continuarmos fazendo o nosso trabalho em prol da sociedade”, afirmou Cleuza Avello.

A atriz bonequeira, Vavá Castro, é formada em artes cênicas e trabalha com teatro de bonecos há 35 anos. Tia Vavá e seu boneco Didico são personagens conhecidos em Rondônia pelo trabalho que realiza em vários segmentos, e no Detran Rondônia por conseguir prender a atenção de adultos e crianças para dar o recado sobre a importância de entender como funciona o trânsito na vida de todos. “A participação do “Didico” nesse processo é fundamental que explica de forma lúdica os cuidados que devemos ter para ter segurança no trânsito”. Confira o vídeo da Turminha do Trânsito Seguro.

O técnico e palestrante Carlos André de Souza Benedito, destaca em seu vídeo que mesmo na quarentena viu a necessidade de levar informações à sociedade sobre segurança no trânsito, como costuma falar em suas palestras e aulas presenciais. Ele destacou um ponto importante em sua fala, o comportamento do ser humano, “não é o que os outros estão fazendo, é o que você está deixando de fazer, é o que você tem feito pela sua segurança, pela vida dos outros, pela vida das pessoas que você ama”, destacou.

Carlos André busca orientar o cidadão para obter um resultado diferente, em prol de um trânsito mais humanizado, sem acidentes, onde muitas pessoas podem perder a vida. Confira o vídeo da Turminha do Trânsito Seguro.

Os vídeos também contam com a participação dos servidores de municípios do interior de Rondônia, que fazem uma junção de orientação educacional de trânsito com as prevenções para evitar o coronavírus. Confira o vídeo da Turminha do Trânsito Seguro.

 

Leia Mais:

 Novo decreto anuncia retorno gradual das atividades comerciais, educacionais e de prestação de serviços em Rondônia

 Detran Rondônia trabalha nas barreiras de vigilância sanitária realizadas no Estado para combate ao coronavírus


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ivi Fidelis e Alvino Neto
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Economia, Educação, Empresas, Governo, Habitação, Justiça, Lazer, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo