Governo de Rondônia
28/03/2024

COVID-19

Governo de Rondônia se reúne com sindicatos dos profissionais da saúde e articula ações de combate à pandemia

13 de maio de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A reunião aconteceu por videoconferência e de forma presencial, respeitando as regras de distanciamento

Na segunda-feira (11) o secretario de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, junto à mesa diretora executiva da secretaria, se reuniu com representantes de sindicatos e conselhos dos profissionais da saúde de Rondônia, afim de ouvir a classe e articular ações em prol do combate à pandemia no Estado.

Os profissionais de saúde atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e, para garantir segurança e proteção no enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo de Rondônia tem buscado ouvir as demandas e atender de forma rápida, seguindo protocolos do Ministério da Saúde. O secretário Fernando Máximo citou a importância de alinharem ações junto aos conselhos e sindicatos, visando unir forças para combater a propagação do novo coronavírus.

“É um momento difícil para todos, por isso precisamos unir forças. E temos buscado garantir a segurança da população e principalmente dos nossos guerreiros que estão na linha de frente”, destacou Máximo.

Os temas discutidos durante a reunião abrangem a preparação dos profissionais, oferecida pela Sesau, além do fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI’s), a convocação de novos profissionais para substituir os servidores afastados, entre outros temas.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Marcelo Brasil, coordenador da Coordenadoria de Assistência  Farmacêutica (CAF) explicou que os EPI’s não estão em falta nas unidades hospitalares do estado de Rondônia e que a distribuição e uso dos equipamentos seguem o protocolo do Ministério da Saúde, quanto à racionalização e uso consciente dos materiais que estão em falta no mundo todo.

Os EPI’s não estão em falta no Estado e a entrega acontece de forma racionalizada

“Nós estamos seguindo à risca o protocolo do Ministério da Saúde, de forma criteriosa e consciente, para garantir que nossos profissionais não fiquem sem os equipamentos. Nosso estoque está em dia e cada unidade hospitalar tem recebido os equipamentos de forma regular”, ressaltou o coordenador.

NOVOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Sesau já convocou ao todo 1.203 novos profissionais de saúde de diversas áreas para atuarem nas unidades hospitalares. O chamamento ainda está acontecendo e cerca de 420 profissionais já estão trabalhando desde a primeira convocação, que aconteceu em março de 2020.

CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

Buscando proteger e armar os profissionais no combate à Covid-19, o governo tem promovido cursos e treinamentos de capacitação aos servidores efetivos e novos profissionais que estão assumindo as vagas através de chamamento público. Os cursos ensinam desde a forma correta do uso dos Equipamentos de Proteção Individual, o atendimento, manuseio dos equipamentos tecnológicos e tratamento dos pacientes com Covid-19.

Participaram da reunião representantes do Ministério Público do Estado, Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia (Sideron), Conselho de Enfermagem de Rondônia (Coren), Conselho Regional de Farmácia do Estado de Rondônia (CRF/RO) e demais órgãos.

 

Leia Mais:

Estudos para a construção do novo Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia serão apresentados ao mercado dia 14

Residentes do Hospital Regional de Cacoal elaboram cartilha voltada à saúde mental dos servidores

Estoque de Equipamentos de Proteção Individual está regular nas unidades hospitalares do Estado

Mães servidoras da rede estadual de saúde que atuam no combate ao coronavírus são homenageadas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo