Governo de Rondônia
18/04/2024

CONSCIENTIZAÇÃO

Ações de educação ambiental são desenvolvidas para conservação do meio ambiente em Rondônia

27 de maio de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos da Sedam realizam ações de conscientização sobre queimadas

No dia 3 de junho é comemorado o Dia Nacional da Educação Ambiental, e o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), está atuando ativamente com ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente, levando informação aos setores que precisam de seus serviços, como os produtores rurais, através das associações, aos pescadores e a população como um todo, orientando sobre a forma correta de uso dos recursos ambientais.

Essas atividades são desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam que realiza palestras, cursos e workshops, e tem como objetivo orientar e fornecer subsídios para o melhor entendimento dos programas e serviços oferecidos pelo governo de Rondônia à população rondoniense.

“ Essas ações têm intuito de reduzir os crimes ambientais com a implementação de novas linhas de caráter preventivo, utilizando a educação ambiental de forma mais ativa, pois o papel do Estado, sobretudo da Sedam, é a busca da sustentabilidade ambiental. Estimulando o crescimento econômico de forma consciente por meio de estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas”, explica o coordenador de educação ambiental da Sedam, Fábio França dos Santos.

A coordenadoria desenvolve atividades de trabalho nos 52 municípios do estado de Rondônia, coordenando e promovendo a educação ambiental, conforme orienta a Lei nº 4.611/2019, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental. “A Sedam vem buscando sempre aprimorar as formas e procedimentos de realizar as ações para cumprir da melhor maneira possível o seu papel de proteger o meio ambiente, nos limites geográficos que lhe compete, passando assim por mudanças progressivas, no intuito de garantir as presentes e futuras gerações o direito de usufruir do meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadio”, relata o coordenador.

A educação ambiental também é trabalhada dentro das escolas pelas disciplinas curriculares, conscientizando e preparando o aluno para conhecer temas relacionados com a área ambiental, com o intuito de tornar um cidadão consciente de suas práticas. Fortalecendo assim a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciearo), que tem a presidência composta pelo Sedam e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Emissoras de rádio também tem servido de canal de conscientização

QUEIMADAS

Neste momento, a Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam está com duas equipes trabalhando em ações em todo o estado de Rondônia, para alertar a população sobre as queimadas ilegais. Utilizam equipamentos de proteção, álcool em gel e evitam aglomeração de pessoas. “Por não poder aglomerar pessoas, estamos tendo que reinventar as ações, pois a estiagem se aproxima e temos que cumprir com as ações preventivas das queimadas. As localidades são escolhidas conforme dados fornecido pelo monitoramento feito pela coordenadoria de Geociências da Sedam , que através de imagens via satélite faz o acompanhamento diária dos pontos de queimadas e desmatamento no Estado”, explica o coordenador.

Fábio alerta ainda, que as ações estão sendo intensificada na busca de reduzir os danos ao meio ambiente, mas sobretudo com foco maior na saúde humana, pois muitos já estão sofrendo com problemas respiratórios devido à pandemia do coronavírus, onde a fumaça pode agravar a situação, superlotando o sistema hospitalar.

 

Leia Mais:

 Ações de fiscalização e educação ambiental são intensificadas para combater às queimadas em Rondônia

 Para combater queimadas, Sedam leva educação ambiental a Machadinho D’Oeste e Cujubim

 Agentes de Educação Ambiental realizam palestra sobre a destinação de Resíduos Sólidos para funcionários do Porto de Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Arquivo Sedam
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo