Governo de Rondônia
19/04/2024

SUSTENTABILIDADE

Governo alinha estratégias para reduzir gastos com energia elétrica em entidades governamentais de Rolim de Moura

18 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O projeto prevê a redução de gastos com energia elétrica nas escolas e hospital de Rolim de Moura

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Regional do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) em Rolim de Moura participou de uma reunião para discutir sobre o desenvolvimento e implantação de um projeto de eficiência energética nas escolas e no hospital do município Amélio João da Silva.

A reunião aconteceu nesta quinta-feira, (17), na Secretaria Regional e contou com a presença da secretária da Sepog, Eliene Siqueira, representante do Governo do Estado na região da zona da Mata, e o prefeito eleito do município, Aldair Júlio.

Reduzir gastos com energia elétrica e gerar economia e sustentabilidade ao município foram os objetivos da reunião

De acordo com Eliene Siqueira o objetivo é melhorar o desempenho dos serviços prestados pelas instituições de ensino e saúde do município, visando obter redução nos gastos com energia elétrica, gerando economia e sustentabilidade ao município.

 

“Estamos atendendo a determinação do governador, coronel Marcos Rocha, em realizar parcerias com as prefeituras e elaborar projetos que tragam a modernização e adequação das instalações elétricas das escolas e do hospital municipais. O projeto será elaborado e apresentado no edital de 2021, da empresa que faz a distribuição de energia no Estado, programa de eficiência energética”, pontuou.

Durante a reunião ficou definido que as ações no projeto terão como alvo:

  • Instalação de sistema de geração de energia fotovoltaica para reduzir o consumo de energia elétrica, provendo economia para as escolas e hospital;
  • Reforma das instalações elétricas obsoletas;
  • Substituição do sistema de iluminação, trocando luminárias fluorescentes por luminárias LED com poder de iluminação equivalente e mais econômica;
  • Substituição de equipamentos usados para refrigerar alimentos perecíveis;
  • Automação dos sistemas de iluminação e climatização das escolas e hospital;

“O projeto é excelente e vamos abraçar a ideia para trabalharmos juntos e gerar economia ao cofre do município. Parabéns, governador, Coronel Marcos Rocha e a equipe da Sepog por trazer projetos que visam o futuro do nosso município”, destacou o prefeito de Rolim de Moura.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ailton Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo