COVID-19

Mais de 6.700 testes realizados em sistema drive-thru auxiliaram a evitar a disseminação do coronavírus em Rondônia

29 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Drive-thru proporcionou maior agilidade para testagens rápidas do vírus

Uma das medidas tomadas pelo Governo de Rondônia para conter o avanço da Covid-19 em toda a população foi a realização de testes rápidos no formato drive-thru. De junho de 2020 até março de 2021, foram aplicados 6.720 exames durante as oito edições do evento, a fim de diagnosticar possíveis contaminações do vírus em pessoas.

A ação, viabilizada pelo projeto de intensificação “Mapeia Rondônia”, da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), teve intuito de concretizar a testagem simultânea nos 52 municípios do Estado, focando na população com síndrome gripal e com outros sintomas do coronavírus por sete dias. O programa também contemplou unidades municipais de saúde com o fornecimento de suprimentos específicos para realização dos testes.

A testagem vem sendo feita através do método “Antígeno”, adotado pelo Estado, cujo efeito tem possibilidade de garantir um resultado com maior agilidade. Em todos os eventos é reservada uma sala para pessoas positivadas pelo vírus, para submeterem de forma facultativa ao exame de eletrocardiograma (ECG). Ao todo, durante as edições do drive-thru, foram obtidos os seguintes diagnósticos:

Testagem em drive-thru, de junho de 2020 a março de 2021, em RO
Cidade Quantidade Casos positivados
Porto Velho 3.355 593
Distrito de Extrema (PVH) 200 11
Distrito de Vista Alegre do Abunã (PVH) 500 35
Cacoal 598 23
Ji-Paraná 1.330 111
Rolim de Moura 350 28
Guajará-Mirim 387 21
Total de testes: 6.720

Além da designação do ECG, para os casos de confirmação da infecção, foram distribuídos kits com os medicamentos Hidroxicloroquina e Azitromicina, indicados pelo Ministério da Saúde (MS) para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.

No último drive-thru de testagem rápida, ocorrido em março deste ano, simultaneamente em Porto Velho e Guajará-Mirim, o secretário estadual da Saúde, Fernando Máximo, destacou a eficiência da ação, bem como a disponibilização do Poder Executivo em contribuir no tratamento de cidadãos que eram positivados. “É uma maneira ágil de tratar as pessoas infectadas, isolando e cuidando delas após o recebimento dos diagnósticos. Também é extremamente importante que os prefeitos dos 52 municípios façam a mesma coisa. Tendo em vista, que foram distribuídos gratuitamente testes para os municípios efetuarem a ação”.

Durante todas as ações de drive-thru, os trabalhos foram coordenados pela Sesau, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RO), 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Polícia Militar, Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Casa Civil, Conselho de Secretários Municipais do Estado de Rondônia (Cosems/RO) e prefeituras dos municípios, onde a ação foi realizada.

DESTAQUE

As ações do Mapeia Rondônia garantiram que o Governo se posicionasse em 1º lugar no ranking nacional de testagem para Covid-19, entre os estados brasileiros que se destacam no trabalho com a população, demostrando transparência e eficácia nas ações de enfrentamento durante a pandemia.

De acordo com levantamento da Sesau, foram distribuídos 160 mil testes rápidos entre os municípios rondonienses de junho a setembro de 2020. Desta quantidade, 60 mil foram repassados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), e 100 mil adquiridos com recurso estadual pela Sesau. Também foram entregues para as redes municipais de saúde dos 52 municípios, 75 mil testes rápidos.

Já em 2021, o Estado recebeu 62 mil testes rápidos de antígeno, doados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em parceria com o MS, a qual foram distribuídos 30 mil para municípios do interior. Porto Velho, ainda contou com doação de mais 12 mil suprimentos.

PRÓXIMO DRIVE-THRU

Um novo drive-thru para testagem rápida será realizado no município de Cacoal (RO), neste sábado (27), das 9h às 13h, no Espaço Alternativo Beira Rio, às margens da RO-383.

A ação é aberta a qualquer cidadão que esteja com suspeita de contaminação do vírus. São esperados pelo menos 500 pessoas para obter o atendimento, visando conter a proliferação da Covid-19 na região.

Texto: Jackson Vicente
Fotos: Ítalo Ricardo e Esio Mendes