EDUCAÇÃO

Aulões virtuais auxiliam alunos do 3º ano do ensino médio na preparação para o Enem 2021, em Cacoal

03 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Em março, 854 kits do programa “Revisa Enem” foram entregues às escolas estaduais que oferecem o ensino médio na “Capital do Café”

Com o objetivo de reforçar a aprendizagem e a preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem incentivado as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) a realizarem atividades extras junto aos alunos. Em Cacoal, a CRE deu início a uma série de aulões preparatórios. Em 2021, estão previstos cinco aulões.

O primeiro, de História, já foi realizado e soma mais de 1.300 visualizações. As videoaulas estão sendo realizadas pelo canal da Coordenadoria Regional de Educação no YouTube e vão continuar à disposição de estudantes que querem fazer o Enem. No mundo virtual, a revisão do conteúdo poderá ser feita a qualquer momento.

“A cada aulão, a nossa expectativa é atender uma média de mil alunos, aqui da nossa regional. Hoje, aqui, o 3º ano do Ensino Médio é ofertado em cinco escolas regulares e três instituições que atendem a educação de jovens e adultos. Mas, queremos que os estudantes de todo o Estado se sintam convidados a participar, tendo a oportunidade de se preparar ainda mais para o Enem 2021”, convida o coordenador da CRE em Cacoal, Severino Bertino Neto.

Primeiro aulão realizado já soma mais de 1.300 visualizações

Para o êxito dos aulões virtuais, uma equipe planeja, organiza, divulga e coordena as atividades que tem uma duração média de uma hora e vinte minutos. Os professores também tem se dedicado ao máximo, trazendo bastante conhecimento e conduzindo com maestria as aulas on-line. “A proposta dos aulões é que a cada live sejam tratados novos temas interdisciplinares com professores diferentes para a discussão de diversos assuntos abordados no Enem”, destaca a gerente pedagógica da CRE Cacoal, Keler Trevisani.

Keler comenta ainda que os professores são dinâmicos e trazem dicas que são importantes na resolução da prova e na superação do desafio que este exame significa para os estudantes.

Após o sucesso do primeiro aulão de História, toda a equipe agora se prepara para o aulão de Matemática que acontece no dia 12 de maio, a partir das 19h. Já estão com datas marcadas também os aulões de Física, no dia 22 de junho, de Química e Biologia, dia 16 de setembro e de Linguagens e Redação, no dia 23 de novembro.

“O Governo do Estado, por meio da Seduc, tem investido fortemente na melhoria da Educação Pública. Podemos citar as capacitações oferecidas aos profissionais e também o apoio pedagógico. Recebemos materiais adquiridos não só para o Ensino Médio, que são as apostilas do Revisa Enem e Revisa Mais, mas também o material didático destinado ao Ensino Fundamental, com Microkids e a Coleção Diálogos. São investimentos que fazem a diferença no ensino-aprendizagem”, finalizou Bertino, coordenador em Cacoal.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Keler Trevisani e Jesiel Rodrigues