Governo de Rondônia
28/03/2024

EDUCAÇÃO

Laboratórios de informática das escolas da Rede Estadual de Ensino recebem revitalização

12 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Foram comprados 516 computadores de mesa, sendo 30 de alto desempenho, 50 impressoras, entre outros equipamentos

Além dos recursos investidos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem trabalhado na renovação dos Laboratórios de Informática Educacional (Lies) das escolas da Rede Estadual de Ensino. Foram adquiridos 5.763 computadores, 3.065 nobreaks e 11 impressoras, destes, 513 computadores desktops já foram distribuídos para 27 escolas do Estado.

De acordo com Ricardo Guedes, chefe do Núcleo de Tecnologia Educacional “Proinfo” da Seduc, a revitalização dos laboratórios de informática das escolas estaduais está em andamento desde o ano de 2019. “A partir deste ano, o Governo pretende contemplar 100% das escolas da área urbana e rural com novos equipamentos”.

A Escola Estadual de Jaru ,Dayse Mara de Oliveira Martins, já está com o laboratório revitalizado

O diretor da Escola Daniel Neri, Mário Garcia, destacou que os equipamentos são importantes para quando houver o retorno das atividades presenciais. “Para oferecer uma educação de qualidade, é crucial a presença de um laboratório de informática com equipamentos de qualidade como esses”.

“Quando houver o retorno presencial não iremos mais trabalhar da forma que trabalhávamos antes da pandemia, pois a tecnologia estará presente na vivência diária dos professores e alunos. O laboratório é essencial para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e para a assistência aos estudantes”, explica a diretora da Escola Brasília, Clarina Carneiro.

O trabalho de revitalização continua, pois o objetivo é renovar todos os laboratórios da rede pública estadual, reconhecendo a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. E, com a abrangência cada vez maior da modalidade de ensino híbrido dentro das escolas, se fazem necessárias as atualizações tanto dos hardwares quanto dos softwares utilizados no processo de ensino e aprendizagem dos professores e dos alunos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Jordane Celina e Irene Moreira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Educação, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo