Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO

Música aguça sonhos e desejos de crianças e adolescentes da Escola de Música Orquestra em Ação, em Ji-Paraná

10 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Sara Gusmão e Leandra Gomes

Sara Gusmão e Leandra Gomes

Sara Cristina Gusmão de Santana e Leandra Gomes são estudantes do 8º ano na escola estadual José Francisco e frequentam regularmente há dois anos as aulas de violino no projeto Orquestra em Ação, da Associação Amigos da Orquestra, em Ji-Paraná. Elas compartilham do mesmo sonho: se tornar violinistas famosas.

“Eu ainda era bem pequena e já apreciava o som do violino. Por essa razão, por essa paixão, eu busquei o projeto Orquestra em Ação para aprender a tocar o instrumento. Vou seguir em frente para realizar meu sonho”, disse Sara Gusmão. “E quem não gostaria de ser tornar uma pessoa famosa? Eu também quero”, declarou Leandra Gomes.

A flauta doce foi o primeiro instrumento que o professor Paulo Sérgio Ferreira aprendeu a tocar ainda na infância. A partir daí não parou mais e agora dedica todo o tempo ensinando crianças e jovens a tocar instrumentos de sopro e de cordas. “Também fui aluno daqui. Hoje leciono no projeto porque já domino vários instrumentos tanto de sopro quanto de cordas”, disse Paulo Ferreira, que se especializou em Cuiabá e Curitiba.

Veja fotos da Escola de Música

Ouvir os hinos na igreja evangélica em que frequenta inspirou Ketlen Vitória Campos Bohre, 11 anos, a buscar a formação musical. “Dentro de oito anos quero me tornar uma clarinetista profissional e tocar até fora de Rondônia”, orgulha-se Ketlen Bohre, que há dois anos estuda clarinete.

Matheus Pícolo, 8 anos, entrou no projeto esse ano certo de que a percussão é o forte dele. “O menino faz aulas de pandeiro e bateria. Apesar da baixa idade e o pouco tempo em que frequenta as aulas, ele já nos revela que leva jeito para alguns estilos musicais”, avaliou o professor Nei Batera, que comanda as aulas de percussão.

“A música desperta a sensibilidade na formação da criança, melhora a percepção e o gosto musical”, disse Nei Batera, explicando que estas são algumas das propostas do projeto Orquestra em Ação na formação musical dos alunos.

Na quinta-feira (9), a Escola de Música ganhou um prédio próprio por meio de investimentos do governo de Rondônia. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Cultura, Cursos, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo