Governo de Rondônia
25/04/2024

PECUARIA DE LEITE

Mais de mil pessoas participam de Dia de Campo em Porto Velho

14 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O sítio Don Enrique, localizado no quilômetro sete da BR-364, em Porto Velho, abriu suas portas para receber agricultores familiares de Porto Velho e região. O Dia de Campo foi realizado neste sábado (12), pela Emater-RO, e contou com 1.263 participantes. Além de palestras e exposição de animais o evento foi palco para a assinatura do Termo de Cooperação entre a Emater-RO e a Universidade Boliviana e acolheu novos filiados para a Associação Brasileira de Pecuaristas de Leite (Abraleite).

Oportunidade de negócios para agricultores familiares.

Recepcionados pela equipe dos escritórios do Território Madeira-Mamoré com um café da manhã, os agricultores, pecuaristas e visitantes chegaram ao evento com a expectativa de conhecer técnicas e tecnologias para o melhoramento do rebanho e da produção leiteira na propriedade. A abertura deu-se com ciclos de palestras proferidas por profissionais renomados e atualizados com as tendências do setor.

A primeira palestra abordou as características do girolando e seus graus de sangue, proferida pelo juiz oficial da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e América do Sul, José Jacinto Junior. Na sequência, o diretor do grupo Boa Fé Má Shou Tao, engenheiro agrônomo Joanadan Hsuan Mim Ma, abordou o tema Compost Barn, uma visão de Minas Gerais. Compost Barn é um sistema de confinamento criado nos Estados Unidos que trabalha com um modelo de instalação que visa o máximo de conforto e bem estar dos animais, uma tendência de mercado que está se espalhando pelo país e que resulta no aumento dos níveis de produtividade. E o terceiro tema abordou a administração de pequenas propriedades rurais, ministrada pelo coordenador do programa Balde Cheio, João Rosseto Junior.

Para o presidente da Emater-RO, Francisco Coutinho, esse é um evento muito importante, pois traz tecnologia ao homem do campo. “Precisamos avançar na questão da produtividade e esses eventos é para isso mesmo, pra gente melhorar a produtividade no campo… Rondônia está crescendo muito e nos temos trabalhado duramente, por determinação do governo Confúcio Moura, para que Rondônia seja grande produtor de café, de leite, de inhame, de urucum, do milho, da soja, enfim, é isso que nos queremos para Rondônia, que ela seja mais rica.”.

Após o “milk break”, intervalo alusivo ao tradicional “coffee break” foram realizadas mais três palestras com os temas: Administração Rural, abordada pelo pecuarista e empresário Juan Travain, Sanidade Animal, proferida pela extensionista da Emater-RO, médica veterinária Lorena de Castro, e Bezerreiro, pela também extensionista da Emater-RO e médica veterinária Gilvânia de Carvalho.

Além das palestras técnicas o Dia de Campo contou com estações temáticas e venda de novilhas, dando oportunidade para aquisição de animais de qualidade visando à melhoria do animal na propriedade e a qualidade da produção leiteira. Ao fim das atividades todos foram convidados para uma costelada no almoço.

INTERCÂMBIO
Em meio às atividades do Dia de Campo realizado no sítio Don Enrique, a Emater-RO efetivou a assinatura de um Termo de Cooperação entre a empresa autárquica e a Universidad Autônoma Del Beni, na cidade do departamento de Beni em Guayaramerin, Bolívia.  Esse intercâmbio já vinha sendo discutido com o presidente da Emater-RO, Francisco Coutinho, com o propósito de permitir a troca de conhecimentos e tecnologia na cultura do café e do gado leiteiro entre os dois países.

Ainda durante o evento a Associação Brasileira de Pecuaristas de Leite (Abraleite), recebeu as propostas de novos filiados, fortalecendo assim o setor da pecuária leiteira no estado de Rondônia.

Leia mais:
 Dia de Campo no sítio Don Enrique visa alavancar a atividade pecuária de leite na região
 Reflorestamento com pinus e eucalipto é tema de Dia de Campo em Vilhena


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo