Governo de Rondônia
25/04/2024

CONSCIENTIZAÇÃO

Sesau realiza campanha Setembro Verde para incentivar doação de órgãos em Rondônia

11 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Selma fala sobre a importância de autorizar doação de órgãos

Selma Maria Rodrigues perdeu o marido há 10 meses e autorizou a doação de suas córneas. Apesar do momento difícil, ela salienta a importância do gesto que pode salvar outras vidas.

“Quando me falaram que o meu esposo tinha falecido, fiquei paralisada por algum tempo. Depois,refleti e resolvi permitir a doação de suas córneas. Não me arrependi porque sei que ajudou alguém. Como o meu marido era uma pessoa bondosa, onde ele estiver, tenho certeza que está muito feliz”, disse.

Fátima Machado tem 59 anos. Ela conta que quando foi detectada com problema renal entrou em desespero. Começou a fazer tratamento e, em seguida, soube que precisaria fazer o transplante.

Ela ficou na fila de espera quatro meses e em 2015 foi transplantada. Hoje tem uma vida normal e agradece a equipe de transplantes do Hospital de Base Ary Pinheiro. “Graças a essa estrutura temos condições de fazer essa tratamento aqui mesmo, em Rondônia”, diz.

De acordo com o Coordenador da Equipe de Transplante Renal, Alessandro Prudente, a campanha Setembro Verde é mais um incentivo para as pessoas se sensibilizarem para doar órgãos. “Sabemos que é difícil esse tipo de doação, é difícil também a família autorizar a retirada do órgão de um ente querido, porque o momento é de dor”, por isso, completa o médico, é fundamental orientar, conscientizar e sensibilizar as pessoas da importância da doação de órgãos.

Os transplantes de córneas e rins começaram a ser realizados em 2014 no Hospital de Base Ary Pinheiro. Nesse período foram feitos 256 transplantes de córnea e 56 renal. “Estamos trabalhando para que em breve outros serviços sejam implantados no estado, novos equipamentos já foram comprados para ampliar nossos serviços”, afirma Williames Pimentel, secretário estadual de Saúde.

A campanha segue durante todo o mês de setembro com diversas programações de incentivo a população:

  • Cada servidor receberá em seu contra cheque Frase de incentivo a doação.
  • Pit Stop realizado por acadêmicos
  • Divulgação da doação em faculdades
  • Inserir na rotina dos servidores da OPO acompanhado de alguém da central; solicitação autorização das faculdades;
  • Dia 23 de setembro (sábado na praça Aluísio Ferreira)
  • Dia 24 de setembro (domingo na pista do aeroporto) panfletos com balinhas e balões verdes com gás; início ás 16H e término ás 20H
  • Sábado no shopping (nos dias 09, 16, 23 e 30) panfletar na cancela
  • Rádio – o serviço de transplante renal irá participar de programas de rádio

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônia Lima
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo