Governo de Rondônia
26/04/2024

ADUTORAS INTERLIGADAS

Ji-Paraná regulariza hoje abastecimento d’água

21 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Interligação das adutoras está pronta; água deve chegar aos reservatórios a partir das 20h

Interligação das adutoras (1)A partir das 20h desta quarta-feira (21), moradores do 2º Distrito de Ji-Paraná começam a receber regularmente água tratada diretamente nas caixas d’água. A interligação da antiga à nova adutora num trecho de 1,2 KM resolveu o problema de desabastecimento que se arrastava há meses naquela parte da cidade.

“As adutoras foram interligadas exatamente às 0h55 de hoje na rua José Geraldo, no bairro Vila Jotão”, detalha o diretor técnico e operacional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), engenheiro civil Mauro Berberian.

Para esta interligação foi necessário a autorização da equipe da Caixa Econômica Federal que atua no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), de onde originou o recurso de R$ 38 milhões para execução da obra, que tem a contrapartida financeira do governo estadual.

A regularização do abastecimento de água ainda depende da limpeza da adutora do depósito apoiado instalado na rua Divino Taquari (antiga rua T-11), no bairro Nova Brasília, que tem capacidade de armazenamento de 2 milhões de litros. Este serviço, segundo Berberian, já está sendo executado durante toda esta quarta-feira.

“Mantivemos as equipes de apoio que trouxemos de Porto Velho e Espigão do Oeste para que nosso cronograma seja cumprido visando atender a população com o fornecimento de água o mais rápido possível”, explica o técnico da Caerd.

Apesar do abastecimento ser restabelecido hoje conforme previsões otimistas da Caerd, a companhia também contabiliza perda de água com vazamentos na antiga adutora localizada na cabeceira da ponte do rio Machado. O desperdício chega a 30 litros por segundo, segundo informações de técnicos da área. “Este é o nosso próximo passo, eliminar aqueles vazamentos substituindo a adutora”, diz Berberian.

Assim como ocorreu a interferência da Caerd com a Caixa Econômica no sentido da autorização para a interligação das adutoras, o governo estadual deverá ser o responsável em intermediar a conversa junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para agilizar a instalação da nova adutora sob a ponte do rio Machado.

“Ocorre que o Departamento de Planejamento e Pesquisa (DPP), do Dnit em Brasília/DF, precisa autorizar este procedimento. Vamos solicitar ao governador Confúcio Moura que intermedeie este pedido em favor da população ji-paranaense”, adiantou Mauro Berberian. Explicou que só dessa maneira poderá eliminar completamente o desperdício de água que ocorre nos vazamentos da velha adutora debaixo da ponte do rio Machado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sergio
Fotos: Paulo Sergio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Convênios, Economia, Empresas, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo