Governo de Rondônia
Terça, 23 de abril de 2019

EDUCAÇÃO

Abertas as inscrições para 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

19 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os estudantes do ensino fundamental (5º ao 9º ano) e do ensino médio da rede pública estadual de Rondônia estão sendo incentivados a participarem da 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. As inscrições foram abertas no dia 20 de fevereiro e serão encerradas no dia 30 de abril.

As redações devem ser inscritas até o dia 30 de abril nas Olimpíadas de Língua Portuguesa

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) está orientando as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE´s) , os gestores escolares e os professores de Língua Portuguesa para que incentivem os estudantes na produção dos texto.

Os textos produzidos pelos alunos competem em etapas que vão da escolar e seguem nos níveis municipal, estadual, regional e nacional. As comissões julgadoras são compostas por pais, membros da comunidade, outros professores, especialistas de universidades e por representantes das instituições que promovem a Olimpíada.

A Olimpíada de Língua Portuguesa e o Programa Escrevendo o Futuro são uma parceria positiva entre o Itaú Social, o Ministério da Educação e parceiros como o Cenpec – responsável pela coordenação técnica –, a Undime, o Consed, Canal Futura e, agora, a Fundação Roberto Marinho, que mobiliza uma grande aliança em favor do uso da língua portuguesa por todas e todos os brasileiros.

Uma das principais novidades para a 6ª edição é a inclusão de um novo gênero/categoria de inscrição entre os já existentes: o Documentário. A proposta, aliada aos demais gêneros, já se encontra adaptada às diretrizes trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017 para a Educação Infantil e Ensino Fundamental e em 2018 para o Ensino Médio.

O ano de 2019 traz também novidades entre as premiações, que agora incluem imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural para os estudantes em território brasileiro. Além disso, as escolas dos alunos vencedores receberão acervos para reforçarem suas bibliotecas.

Leia mais:

Estudantes da rede pública estadual de ensino serão avaliados em 2019 pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica

Maratona de Aulões chega à Escola Capitão Cláudio Manoel da Costa em Porto Velho


Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Arquivo/Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Educação, Governo, Municípios, Rondônia


Compartilhe