INCENTIVO

Abertas até 14 de agosto inscrições para a 4ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã

19 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), tem o apoio da Unesco, Reduca, OEI, Consed e outras instituições comprometidas com a oferta uma educação de qualidade à todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

O objetivo, segundo Ana Cecília Chaves Arruda, é estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do ensino médio da rede pública, sob coordenação de um professor das áreas das ciências da natureza e matemática, acessando os conteúdos curriculares na busca de soluções capazes de resolver os problemas identificados nas comunidades onde vivem.

Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, o Prêmio Respostas para o Amanhã já mobilizou mais de 64 mil estudantes, 4.500 professores de cerca de 2.300 escolas de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de agosto no site.

A proposta pedagógica do Prêmio destaca a importância da temática da sustentabilidade na escola; o desenvolvimento da pesquisa no campo científico articulando os conteúdos curriculares com as questões cotidianas; o engajamento de turmas completas valorizando o trabalho colaborativo e em coautoria com toda a classe e a aproximando escola-comunidade.

Conforme a etapa de seleção, alunos, professores, diretores e escola são premiados. A cada edição o Prêmio Respostas para o Amanhã traz inovações, ampliando os benefícios para os participantes.   Para 2017 destaca-se:

•  Curso Aprender por Projeto para educadores, desvinculado da participação na 4ª edição;
  • Certificado de participação pata professores dos projetos classificados será fornecido e para as Selo de Vencedor Regional para as respectivas escolas vencedoras regionais;
  • Valorização da participação dos estudantes por meio da avaliação do porrifólio digital da classe;
  • Mais visibilidades dos projetos vencedores regionais com a inclusão dos 25 vídeos concorrentes na votação pelo Júri Popular;
  • Oficina Relato de Prática e publicação dos relatos dos 25 professores vencedores regionais;
  • Valorização dos cinco projetos vencedores nacionais como a maior premiação: cada professor e cada diretor receberão notebook. Cada um dos alunos participantes será contemplado com um tablet.

Para subsidiar as ações de divulgação, enviamos o release de imprensa e em breve encaminharemos os materiais digitais.

Secretaria de Educação do Estado de Rondônia está apoiando e divulgando a 4ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, uma oportunidade para as escolas e professores divulgarem seu trabalho e mobilizarem os alunos para a importância da escola como produtora de conhecimento e do compromisso de todos para a construção de uma sociedade mais sustentável, hoje e no futuro.

Texto: Assessoria

Educação, Governo, Rondônia