Aberto seminário contra violência e a favor dos direitos das mulheres

19 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

seminario-violencia-mulher-19-10-qt-30

Várias servidoras participam do seminário que segue até esta quinta-feira

Foi aberto nesta quarta-feira (19), em Porto Velho, o seminário contra violência e a favor dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres educadoras, promovido pelo Núcleo de Saúde Ocupacional da Diretoria Geral da Educação da Secretaria de Estado da Educação. O evento contou com a diretora Angélica Ayres, a gerente de Recursos Humanos da Seduc, Rita Ramalho; a coordenadora regional de Educação da capital, professora Irany Morais, além da gerente de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional do Núcleo de Saúde Ocupacional, Benilce Matos da Silva, e a chefe do Núcleo de Saúde Ocupacional, Ziuzania dos Santos, que afirmaram que o governo estadual tem investido na prevenção da saúde dos servidores estaduais.

Ainda na abertura do evento, que segue até esta quinta-feira (2), a estudante Gabriela Zorek fez uma apresentação musical com o tema do filme “A Última Saga de Crepúsculo”. Dezenas de servidoras da educação lotadas na Seduc sede e na Coordenadoria Regional de Educação e das escolas da rede estadual de ensino participam do evento.

DIA 19 –  7h30 às 12h– Acolhida e Credenciamento: 7h30
– Solenidade de Abertura: 8h
– Ginástica Laboral (Professora. Sirlei Faial)
Palestra 1: Climatério: Uma Nova etapa na vida da mulher (Palestrante: ginecologista Márcia Meira)
Palestra 2: A saúde da mulher educadora: Cuidando de quem ensina (Palestrante: enfermeira Aline Vilela (Semusa)14h às 17hAtendimentos da Saúde da Mulher
– Vacinação: Tríplice Viral, Difteria e Tétano, Febre Amarela e Influenza (gripe).
– Teste Rápido
– PCCU – Preventivo

DIA 20 – 7h30 às 12h

Oficina I: Violência contra a mulher no contexto sócio familiar e escolar
Mediadoras: Taís Tudela Nicolau (psicóloga), Danusa Pacheco (assistente social), Valdenira Freitas Neves, advogada da equipe Creas Mulher.
Oficina II:Enfrentamento de Conflitos no Contexto Social.
Mediador: enfermeiro Paulo Mariano – Coaching
Oficina III: Alimentação saudável (hipertensão e diabetes)
Mediadoras: Ivaneide Neves Silveira (coordenadora do Programa Hiperdia), Rosemari de Souza Garcia, nutricionista da Semusa.
Oficina IV: Saúde emocional e autoestima feminina
Mediadora: Elizete Gonçalves Silva, psicóloga do Núcleo de Saúde Ocupacional/GPASO/CRHSeduc.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Estevan Quintela