Governo de Rondônia
19/04/2024

ABERTURA SNT

Abertura da Semana Nacional de Trânsito acontece nesta terça-feira em Porto Velho

17 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Durante as ações educativas o Detran também simula acidentes de trânsito para mostrar para a sociedade o resultado de quem comete imprudência nas vias

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) que acontece anualmente em todo o país de 18 a 25 de setembro, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem como objetivo criar uma onda de conscientização na sociedade quanto aos cuidados que se deve ter para evitar acidentes e mortes no trânsito. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia abrirá oficialmente a Semana Nacional de Trânsito nesta terça-feira (17), às 19h, no auditório do L’Accords Hotel, que fica na Rodovia BR-364, nº 8250, bairro Aeroclube em Porto Velho.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, disse que a Semana Nacional de Trânsito tem como objetivo conscientizar a sociedade como um todo no sentido de evitar acidentes e mortes no trânsito. O Detran de Rondônia desenvolve durante todo o ano um calendário de atividades nesse sentido, mas durante as datas como o Maio Amarelo e a SNT as ações são intensificadas.

Todo ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) escolhe um tema e todos os Detrans do país trabalham dentro da temática. Para o ano de 2019 o tema é “No trânsito, o sentido é a vida”. O tema é um alerta aos usuários das vias para que respeite a vida, “principalmente do mais forte para o mais fraco. A parte mais frágil no trânsito são os pedestres, ciclistas, motociclistas e assim por diante. A vida em primeiro lugar. E é isso que o Detran de Rondônia tem trabalhado”, ressaltou o coronel Neil Gonzaga.

Coronel Neil Gonzaga disse que dados estatísticos do Anuário de 2018 está em fase fechamento e comprovam a redução de mortes no trânsito em Rondônia

Inclusive dados do Anuário Estatístico de 2018 do Detran que está em fase de fechamento demonstra uma redução significativa no índice de mortes por acidentes de trânsito em Rondônia. “Os dados são reflexos do trabalho educativo que o órgão vem realizando em todo o Estado”, afirmou o diretor geral do Detran, Neil Gonzaga.

O trabalho de conscientização é fundamental para que o pedestre e o condutor mudem de comportamento, visando sempre a sua segurança e a de terceiros na via. Neil Gonzaga, explica que antigamente era comum o pedestre atravessar a rua ou avenida entre os carros, hoje em dia os pedestres que são conscientes buscam as faixas para fazerem a travessia com segurança e, nesse contexto, envolve os condutores que devem ficar atentos para sempre dar a preferência aos pedestres.

A conduta dos motocicletas também mudou significativamente nos últimos anos, com as ações educativas e repressivas feitas por agentes do Detran em parceria com outros órgãos com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, agentes das secretarias municipais de trânsito, “no passado era comum ver motociclistas pilotando o veículo sem o capacete ou fazendo uso do capacete, mas sem afivelar o mesmo, em uma queda o equipamento de segurança não servia de nada e essa realidade mudou e com isso o número de mortes no trânsito caiu em Rondônia”, destacou o diretor geral do Detran.

Ações educativas e repressivas são ferramentas para reduzir acidentes de trânsito

O coronel Neil Gonzaga, disse que ainda tem muito a ser feito para que tenhamos um trânsito mais seguro e humanizado para todos, por isso conta com a presença de todos os representantes que compõe o Sistema Nacional de Trânsito, bem como a sociedade em geral que são os atores do trânsito para que esse processo realmente aconteça. “Temos que nos colocarmos no lugar das outras pessoas, pois só assim vamos respeitar o direito do outro, principalmente no trânsito, pois muitas vezes aquela ação, resulta na morte de alguém”, afirmou.

A abertura da Semana Nacional de Trânsito irá contar com depoimentos de vítimas de acidentes de trânsito, com palestra do juiz de direito da Vara de Delitos de Trânsito de Ji-Paraná, Oscar Francisco Júnior e com música ao vivo com o corregedor geral do Detran, delegado Glauco de Paula Souza.

 

Leia mais:

 Servidores do Detran recebem certificado do curso de Vistoria de Veículos Automotores


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano/Edie Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Distritos, Educação, Empresas, Evento, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo