Governo de Rondônia
Sábado, 15 de maio de 2021

Esporte paraolímpico

Abertura do Joer Fase Especial é marcado com apresentações de dança

31 de outubro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A secretária adjunta de Estado da Educação, Marionete Assunção, realizou a entrega de medalhas a paratletas na abertura

A secretária adjunta de Estado da Educação, Marionete Assunção, realizou a entrega de medalhas a paratletas na abertura

Os Jogos Escolares de Rondônia –  Fase Especial (Joer/2014) foram abertos oficialmente ontem à noite (30), na Escola Marcelo Cândia (bairro Marcos Freire), em Porto Velho, pela secretária adjunta de Estado da Educação (Seduc) professora Net Assumpção, representante do Governo Estadual.

Os Jogos Paralímpicos Escolares tem por finalidade promover a prática desportiva para os alunos com deficiência, estimulando-os para o desenvolvimento de suas aptidões físicas e oportunizando inclusão social em momentos diferenciados. De acordo com a secretária adjunta, a competição objetiva favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua inclusão na sociedade, pela prática esportiva adequada às necessidades especiais.

O professor Expedito Santana, coordenador de Educação Física e Desporto Escolar da Seduc, agradeceu ao governador Confúcio Moura e ao secretário Emerson Castro pelo resgate das competições esportivas estudantis e, principalmente, para os portadores de deficiência. Santana lembrou o esforço e abnegação que os professores de Educação Física fazem para promover as competições para pessoas portadoras de necessidades especiais.

O aluno Gabriel Castelo Branco acendeu a pira olímpica durante a cerimônia de abertura do Joer Fase Especial

O aluno Gabriel Castelo Branco acendeu a pira olímpica durante a cerimônia de abertura do Joer Fase Especial

Ilda Salvatti, membro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em seu discurso, cumprimentou a promoção e a organização dos Joer/Especial, pois mostra que a inclusão social está presente na atual gestão do governador Confúcio Moura.

Fogo simbólico e Pira Olímpica – O estudante  Gabriel Castelo Branco, da Escola Dr. Oswaldo Piana de Porto Velho foi designado pela organização do evento para conduzir a tocha contendo o fogo simbólico e acender a Pira Olímpica. Gabriel é campeão brasileiro paralímpico escolar, em 2013, na prova de salto em distância, na modalidade de atletismo.

 

 

Juramento do atleta – O juramento do atleta foi feito pelo estudante Kesley Josué Pereira Teodoro, do Centro Supletivo de Ensino Padre Moretti. O atleta é detentor de inúmeros títulos, em várias modalidades esportivas, recebendo, inclusive, o benefício do bolsa atleta federal por ser o 1º do ranking brasileiro em 2013, na prova de salto em distância.

O Grupo Apae de Cacoal realizaou a apresentação de dança 'O que é que a baiana tem', arrancando aplausos do público

O Grupo Apae de Cacoal realizou a apresentação de dança ‘O que é que a baiana tem’, arrancando aplausos do público

Banda da Escola JK – A banda da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubistchek (JK) esteve presente na abertura do Joer comandada pelo maestro Liucélio, que executou os hinos Nacional e de Rondônia, sendo aplaudida pelo público presente.

Danças – Após a solenidade de abertura, grupos de danças fizeram apresentações. O Grupo da Apae de Ji-Paraná apresentou a dança Carimbo e Tarantela. O Grupo do Cene de Porto Velho mostrou a dança Sola da Bota e Cadeira e o Grupo Apae de Cacoal levantou a galera e arrancou aplausos com a apresentação da dança O que é que a baiana tem.

Ao encerramento do evento, a secretária Net agradeceu a direção da Escola Marcelo Cândia pela cedência das dependências da escola para que os Jogos Escolares de Rondônia – Fase Especial, possam ser realizados em um único local.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Antônio Queiroz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia


Compartilhe