Governo de Rondônia
28/03/2024

HORÁRIO CERTO

Abertura dos portões para Exame Nacional do Ensino Médio será às 10h em Rondônia; fechamento será às 11h

31 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Com o horário de verão, a abertura dos portões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos 221 locais de prova em Rondônia será às 10 horas, com encerramento às 11 horas. O inicio das provas será logo a seguir, às 11h30, o que deve merecer dos estudantes atenção redobrada, reforça a gerente de Controle, Avaliação e Estatística da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) Aparecida Meireles de Souza.

“É muito importante ficar atento ao horário de verão porque temos duas horas de diferença em Brasília. Precisa ficar atento para não chegar atrasado e encontrar o portão fechado. A pessoa sonha em acessar o ensino superior e, de repente, pode ser traída por causa do horário”, alerta Cida.

Aulão preparatório para o Enem organizado pelo Colégio Objetivo e governo de Rondônia

Aulão preparatório para o Enem organizado pelo Colégio Objetivo e governo de Rondônia

Estão inscritos para as provas do Enem em Rondônia 100.361 estudantes, a maior parte em Porto Velho, que reúne 43.302 candidatos. As provas serão realizadas nos próximos dias 5 e 6 de novembro, sábado e domingo. O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões  de múltipla escolha cada, e uma redação. No dia 5 os temas são ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com o tempo de prova estipulado em 4h30. Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias são assuntos da prova do dia 6, com duração de 5h30,

A expectativa da Secretaria de Estado da Educação, segundo Cida, é a de que todos os estudantes inscritos façam de fato a prova. “O interessante não é apenas se inscrever, mas fazer a prova, e por isso temos recomendado a todos os diretores de nossas escolas que façam mobilização geral para lembrar a seus alunos da importância de ir fazer o Enem. Muitos se inscrevem e acabam esquecendo de fazer o exame”, afirma.

Além de ficarem atentos ao horário de verão, outra recomendação dada aos alunos é para que não esqueçam de imprimir o cartão que será enviado no email cadastrado no ato de inscrição. “Este ano não foi enviado ao endereço dos alunos, por razão de segurança, então tem de imprimir”, avisa. Para ajudar estudantes que têm dificuldade de fazer a impressão, outra orientação às coordenações de Ensino e diretores é a de que facilitem o acesso deles nesta tarefa.

Cida Meireles disse que as regras do Enem para este ano são as mesmas do ano passado. “Esperamos que além de fazer as prova nossos alunos alcancem bons resultados”, disse, lembrando que  o responsável pela logística de aplicação dos exames é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), contratado pelo Instituto Nacional de Estudos e  Pesquisas Educacionais (Inep).

Em todo o estado de Rondônia estão acontecendo aulões em escolas públicas e faculdades, mobilização que está engajando com sucesso professores e alunos do ensino médio de Porto Velho a Extrema e até Vilhena. “A participação tem sido muito boa, os professores são extremamente comprometidos e estão proporcionando aos nossos estudantes conhecimento a mais, possibilitando que relembrem algo que já estudaram e que será cobrado no Enem”, diz Cida.

A gerente da Seduc destaca que os aulões, que tem ocorrido nos finais de semana e feriados, são uma forma também de motivar e engajar ainda mais os estudantes. “É a oportunidade de esclarecer algo que foi perdido na mente do aluno, é um bônus a mais para ele ir bem nas provas”.

Desde o dia 19 o Ministério da Educação liberou a consulta aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os candidatos já podem consultar, pelo site http://enem.inep.gov.br/participante/, seu cartão de confirmação, para saber qual é o endereço dos 221 pólos, dos quais 71 em Velho, em que farão as provas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Concursos, Educação, Evento


Compartilhe


Pular para o conteúdo