26/04/2024

aboratório Central auxilia prefeituras a assegurar verbas para o combate da malária

21 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

014Os recursos foram conseguidos através do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, via convênios com as prefeituras dos municípios, para construção de obras de drenagem e saneamento ambiental para o controle da malária no estado.

A realização da obra de drenagem tem a finalidade de contribuir diretamente na redução dos números de casos de malária, cujo laudo, que é elaborado pelo Lacen, informa o potencial malarígeno das localidades em atenção à Portaria/Funasa Nº. 839 de 14/08/07 e Portaria Interministeria/MS Nº. 419, de 26/10/11.

De acordo com o diretor-geral do Lacen, Luiz Armanini Tagliani, esse tipo de trabalho demanda muito tempo, dedicação e alta capacidade técnica por parte dos servidores, pois “é a partir dos estudos realizados nessas áreas de drenagem, que serão definidas as ações para o combate à malária”, afirmou.

021O secretário estadual de saúde Williames Pimentel afirma que esta é mais uma iniciativa que está sendo feita, para contribuir na redução da malária no Estado de Rondônia. “Trabalhamos em conjunto, fazemos tudo para reduzir os índices de doenças e melhorar a qualidade da saúde da nossa população”, afirmou o secretário.