Governo de Rondônia
23/04/2024

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Academia de magistério e mestrado são anunciados durante seminário do programa de educação em tempo integral

24 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Criação da Academia de Magistério, bolsas para mestrado e formação para gestores, são metas para atender com formação os profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A divulgação foi feita pelo secretário de educação de Rondônia, Suamy Vivecananda, durante a cerimônia de abertura do seminário de formação em Ciências Humanas para os professores que atendem em escolas do Programa Escola de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral –EMTI.

O evento iniciou na noite dessa segunda-feira (23), no auditório do Golden Plaza Hotel, em Porto Velho, e permanece durante toda a terça-feira (24) com a participação de professores de Geografia, História, Sociologia e Filosofia, das 11 escolas participantes do programa e localizadas nos municípios de Vilhena, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Cacoal, Ji-Paraná, Alta Floresta d’Oeste, Rolim de Moura, Jaru, Ariquemes, Porto Velho e Guajará-Mirim.

A formação terá palestra referente à área de Ciências Humanas voltadas para a perspectiva do novo ensino médio; oficinas de elaboração de sequências didáticas com foco interdisciplinar para aplicação no Ensino Médio; e planejamento integrado entre as áreas de Ciências da Natureza e Matemática, Linguagens e Ciências Humanas.

O trabalho consiste em parte do conjunto de formações continuadas que serão ministradas pela equipe da secretaria que compõe o Programa Novo Tempo, as mesmas acontecem no decorrer do ano e atendem uma estratégia que visa à excelência nos resultados da aprendizagem por parte dos estudantes das 11 escolas alvos.

A carga horária para a formação em Ciências Humanas será de 16 horas, distribuídas em dois dias de capacitação, com início às 8h e fim às 17h, reservado uma hora para almoço.

META

Suamy Vivecananda lembrou que ao assumir a secretaria de Educação fez um compromisso de fortalecer a política de formação docente. “Fizemos um planejamento para atender essa demanda, ainda é pequeno o trabalho mas será ampliado e complementado quando tivermos a implantação da Academia de Magistério, que está em estudo para formalização. Nós entendemos que todas as ações da Educação passam pelo raio da formação, inclusive de gestores. Diretor de escola não pode ficar sem formação” – disse Suamy.

Para o secretário a formação tem como objetivo o nivelamento profissional. “A partir de 2021 queremos avançar, todo gestor deve estar preparado. Devemos avançar para ir além daquilo que aprendemos na formação inicial. Hoje existe uma guerra entre teorias. Cada um de nós temos um modelo de gestor na cabeça, um modelo de professor… mas devemos avançar em um modelo progressista de pessoas preocupadas com resultados. Eu não consigo ver escola que não tenha essa preocupação” – refletiu o secretário.

MESTRADO

A secretaria de Estado da Educação (Seduc) está em conversa com a Fapero – Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fundação Rondônia) e Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), para atender anualmente cerca de 100 professores com bolsas de mestrado. “Estamos querendo avançar em todas as formações, porque os pilares de uma boa educação necessariamente passa pelo professor, quem faz o trabalho é professor, quem ministra as aulas é o professor, e o papel do governo é se preocupar com a valorização do profissional. Recentemente aprovamos a lei do piso e isso nos levara na condução anual para trabalharmos as progressões e cuidar melhor do nosso servidor” – finalizou Suamy.

Participaram na composição da mesa de autoridades do evento o Secretário de Estado da Educação Suamy Vivecananda, a Diretora Geral de Educação da Seduc, Irany Oliveira, a coordenadora regional da Seduc em Porto Velho, Paula Fernanda Benarrosh, o Palestrante, Doutor Antonio dos Santos Junior, do Instituto Federal de Rondônia Portal do IFRO e a Chefe de Núcleo de Educação Integral Edna Carla Neves do Amaral Batista

Leia mais:

Festival Paralímpico mobiliza crianças e adolescentes em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar LIma
Fotos: Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo