CIÊNCIA

Acadêmicos apresentam trabalhos científicos inovadores ao agronegócio na 7ª Rondônia Rural Show

25 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Os trabalhos científicos foram apresentados por acadêmicos de cinco instituições

Acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia de cinco faculdades rondonienses apresentam 22 trabalhos científicos com vistas a melhorar o agronegócio. As apresentações ocorrem no estande do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia durante a 7ª Rondônia Rural Show, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Os trabalhos são frutos de pesquisas dos universitários em várias áreas do agronegócio. O público alvo são os próprios estudantes, professores, conselheiros e visitantes do estande do Conselho.

Estudante do 9º período de Medicina Veterinária em Rolim de Moura, Dayane da Silva Zanini defende a importância de melhorar a nutrição animal a baixo custo para a bovinocultura. No trabalho da equipe de Zanini, as pesquisas sugerem a substituição do milho pela semente de cupuaçu no preparo de rações.
“É viável porque o temos em abundância a semente do fruto a custo zero se comparar ao preço do milho. O valor nutritivo é simular e o valor final da ração é mais barato que as disponíveis no mercado”, diz a acadêmica, com base nas demonstração das análises elaboradas. “Buscamos apresentar alternativas viáveis e econômicas que refletem no alto rendimento da bovinocultura”, reforça Zanini.
O coordenador de Educação Sanitária do Idaron de Porto Velho, Walter Cartaxo, assistiu algumas apresentações dos trabalhos científicos no estande do Conselho Regional de Medicina Veterinária e disse que ficou animado com o interesse dos acadêmicos em várias áreas do agronegócio.
“O agronegócio é amplo e oportuniza aos estudantes vários caminhos a ser explorado, além da bovinocultura. Me encanta saber que tem estudantes interessados a atuar em outras áreas, como o peixe, suíno, aves e mel”, disse Cartaxo, apoiando a iniciativa do Conselho que só fortalece a categoria.

Para o presidente do Conselho, Júlio César Rocha Peres, a ação de apresentação dos trabalhos na feira de agronegócio tem a finalidade de promover o intercâmbio entre os estudantes e as instituições universitárias. “Assim contribuímos na aproximação dos acadêmicos sobre as legislações das respectivas profissões e dos órgãos públicos”, disse o presidente do Conselho.

Confira aqui a relação dos trabalhos apresentados na 7ª Rondônia Rural Show.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes

Agricultura, Agropecuária, Cultura, Cursos, Economia, Educação, Evento, Governo, Piscicultura, Rondônia, Tecnologia