Governo de Rondônia
19/04/2024

16 DIAS DE ATIVISMO

Ação mundial em combate à violência contra a mulher é iniciada em Rondônia com audiência pública

30 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Um audiência pública na Câmara de Vereadores de Porto Velho deu início ao projeto 16 Dias de Ativismo, promovido pelo governo do estado através da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas). Representantes do poder judiciário, da delegacia da mulher e de diversos outros órgãos estiveram no primeiro debate voltado à violência contra a mulher e seus impactos sociais.

Vilma Alves, secretária-adjunta de assistência social, esteve presente no debate e ressaltou a importância de adaptar a linguagem também aos homens, para que a violência deixe de ser cometida. “Nos lares onde o amor não está presente, a lei precisa entrar sendo dura e implacável. Precisamos mudar a cultura machista, falar com os homens e mostrar que se agirem com violência, seja ela qual for, o estado tomará as providências. Da mesma forma precisamos deixar de privar as vítimas de seus direitos, de tirá-las de seus lares e enviá-las para abrigos. Não são elas quem deveriam estar encarceradas”, enfatiza.

A iniciativa é promovida pela coordenação que promove a discussão dos direitos da mulher no estado, através da Seas. Dejanira Maria, gerente do núcleo, diz que essa é a segunda promoção dos 16 Dias de Ativismo e que envolverá também discussões relacionadas aos direitos humanos.

“No dia 10 de dezembro o encerramento acontece com um grande evento em alusão ao Dia dos Direitos Humanos. É nessa ocasião que colocamos em pauta os direitos violados e o combate a isso”.

O que são os 16 Dias de Ativismo?

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Leia Mais

 Caminhada Cooperativista entre parceiros encerra as atividades do Outubro Rosa na SEAS

 Programação do Outubro Rosa tem conscientização sobre direitos garantidos às mulheres, em Porto Velho

 Observadas no 2º Encontro de Mulheres, necessidades dos distritos serão levadas às autoridades responsáveis


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Vieira
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social


Compartilhe


Pular para o conteúdo