Governo de Rondônia
25/04/2024

CULTURA

Acervo, arquitetura e mobilidade têm prioridade em projeto de restauração do Museu da Memória Rondoniense

27 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Acessibilidade será uma das prioridades na requalificação do prédio

O antigo Palácio Presidente Vargas inaugurado em 29 de janeiro de 1954, teve suas últimas funções políticas administrativas em 2016. Hoje o espaço é denominado Museu da Memória Rondoniense. Na última terça-feira (24), o governador Confúcio Moura junto com o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) aprovaram o investimento de mais de R$ 3 milhões para restauração e requalificação do prédio.

De acordo com o governador, o Museu será ponto de visitação para alunos da capital e do interior de Rondônia e para pesquisadores. O museu conta com acervo de quadros, fósseis, obra permanente da artista plástica Rita Queiroz, centro de documentação de jornais e arquivos. Para a diretora do Museu, Ednair Rodrigues, o projeto vai trazer a cor original do prédio, restauração da fachada e acessibilidade dentro do prédio.

“O prédio traz referências a acessibilidade daquela época. E para os tempos atuais é necessário mudar a acessibilidade de acordo com as necessidades da população”, fala Ednair. O projeto visa aumentar as portas para cadeirantes e também será trocada iluminação para exposição e adaptação das salas.

O espaço tem estrutura do Palácio, com a requalificação o espaço será adaptado para Museu. Com isso os acervos contribuirão para demostrar a história do Estado. O museu é ligado a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). Para o superintendente, Rodnei Paes, essa reformar trará melhor acústica, iluminação e hidráulica.

Para Ednair e Rodnei, o projeto de restauração da arquitetura e requalificação, feito pelo arquiteto Lucas Veronese Varanda, devolve a concepção histórica do prédio e adéqua os acervos do Museu. “Os acervos precisam de espaços diferenciados e com a reforma eles serão adequados a espaços de museu”, diz Ednair.

Leia mais:

 Exposição Arte e Cultura vai até sexta-feira no Museu da Memória Rondoniense

 Museu da Memória Rondoniense expõe ‘Parte das artes’ até 30 de outubro

 Museu da Memória Rondoniense abre oficina de captação de recursos para projetos culturais em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu e Maximus Vargas
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Lazer, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo