Governo de Rondônia
29/03/2024

RETROSPECTIVA

Ações adaptadas para o meio remoto contribuem com amplo atendimento do Iperon aos servidores públicos estaduais

18 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Mesmo com a pandemia, o Iperon manteve a atenção com ações voltadas para o servidor público estadual

Uma série de ações em benefício aos servidores públicos estaduais no setor previdenciário, garantindo o suporte necessário, foi desenvolvida neste ano de 2020 pelo Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) – responsável por administrar o regime próprio de previdência social e de gerenciar as aposentadorias e pensões dos funcionários públicos do Estado.

JANEIRO BRANCO

O inicio deste ano foi marcado com a campanha do “Laço Branco” alusivo ao mês da conscientização da saúde mental. Pensando nisso, o setor de Gerência de Perícia Médica e Psicossocial do Iperon (Gepemep) fez visitas em todas as salas do Instituto, entregando folhetos e apresentando a campanha aos servidores, instruindo sobre a importância da saúde mental e emocional da categoria.

Campanha “Laço Branco”, conscientiza sobre a saúde mental

Segundo a psicóloga do Iperon, Maria Enilsa Januário, a campanha Janeiro Branco direciona as atenções ao cuidado mental. “No mundo em que vivemos atualmente, com o aumento alarmante dos casos de suicídio, depressão, ansiedade e outras doenças relacionadas ao adoecimento mental, é imprescindível debater e disseminar informações sobre os cuidados com a saúde mental e emocional, visando reduzir esse problema que atinge a sociedade”, afirma a psicóloga.

A técnica de previdência, Ledir Bezerra, ressalta ser de grande valia iniciar um novo ano cuidando da mente. “As doenças mentais têm sido o mal do século. Na verdade, muitas pessoas têm vivido isso e acho que esse alerta, ou seja, essa campanha desperta para a solução desse problema. Nada melhor que iniciarmos o ano trabalhando a nossa mente”, declara a técnica.

 CARNAVAL SEGURO

Por meio de mini palestras, a Comissão da Saúde do trabalhador do Iperon, passou em todos os setores do órgão conscientizando os servidores sobre a segurança no carnaval. Expôs sobre o cuidado no trânsito, com alerta quanto à mistura perigosa de bebida alcoólica e direção do veículo. Também foi detalhado sobre o cuidado sexual, com distribuição de preservativos e panfletos informativos, doados ao Iperon pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran).

IPERON ITINERANTE

O ano também foi destacado com a proposta “Iperon Itinerante”. A ação teve como objetivo esclarecer as dúvidas dos servidores ativos e inativos sobre: recadastramento, certidão de tempo de contribuição, mudança de conta bancária, emissão de matrícula e senha. Foram debatidos sobre os deveres dos aposentados, as regras de aposentadoria e pensões, fomentando a educação previdenciária.

Para a realização da proposta, servidores da sede do Iperon visitaram as regionais de: Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Rolim de Moura. Ao todo, foram mais de 100 atendimentos realizados. A ação foi suspensa nas cidades de Guajará-Mirim e Vilhena, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

APOSENTADORIA 

Iperon mantém ações para servidores ativos e inativos

O projeto “Preparando para a Aposentadoria”, faz parte do calendário anual de eventos do Iperon. Em decorrência da pandemia, o projeto não pôde ser realizado presencialmente, excepcionalmente este ano e, para suprir esse problema, foram divulgados vídeos com mini palestras para os servidores.

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL 

A conscientização ambiental passou a ser foco nos últimos anos. Pequenos hábitos podem fazer a diferença na redução do impacto ambiental e pensando nisso, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) distribuiu canecas e squeezes aos servidores. A iniciativa já rende frutos, como a diminuição de aproximadamente 37% do uso de copos descartáveis e a prioridade no uso do material reutilizável.

“O Iperon se uniu no sentido de buscarmos boas práticas do uso mais adequado dos bens, sabemos que todos nós precisamos buscar práticas saudáveis de modo a favorecer o Meio Ambiente e o nosso planeta”, declara a presidente do Iperon, Maria Rejane Sampaio

DIA ROSA

Em alusão ao Outubro Rosa, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, promoveu para as servidoras o “Dia Rosa”, uma ação que contou com o apoio do Comissão de Saúde do Trabalhador do Instituto. As servidoras foram orientadas sobre os cuidados com o próprio corpo, por meio de banners e panfletos, e também foi distribuído um laço rosa, símbolo da campanha.

As servidoras participaram de ações do “Dia Rosa”

Seguindo as determinações de distanciamento social para ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus, as servidoras retiraram o kit, tiraram fotos sem aglomeração e retornaram para suas salas.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Mesmo com a pandemia, o Iperon manteve a atenção para a audiência pública que completou sua sexta edição no ano de 2020. Como medida de segurança a todos, o evento foi realizado através de uma live via canal digital, no dia 30 de novembro. A audiência contou com três palestras e teve como tema: RPPS/RO: Um ano de vigência da EC. 103/19 – Uma reflexão sobre as medidas obrigatórias”.

A nova previdência entrou em vigor na data de publicação da emenda constitucional nº 103, de novembro de 2019. As novas regras valem para segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da União. Os espectadores puderam enviar suas perguntas pelo chat do canal, e foram respondidos no final da palestra.

APOSENTADORIA HUMANIZADA

Assim como o evento preparando para a aposentadoria, o Iperon promove anualmente o “Humanizando para Aposentadoria”, evento voltado especificamente aos aposentados, com dicas de como ter uma melhor aposentadoria. O evento segue em formato online.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Jessié Dias
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Previdência, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo