NOVEMBRO AZUL

Ações da Emater priorizam a saúde do homem na zona rural de Rondônia

10 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Assim como o mês de outubro é dedicado à conscientização sobre prevenção do câncer de mama em mulheres, o mês de novembro foi dedicado ao homem para discutir os fatores de riscos, medidas, detecção precoce e conscientização para prevenção do câncer de próstata. Em Ji-Paraná, extensionistas da Emater estão realizando palestras educativas e de orientação visando atingir o maior número de homens, possíveis, em especial os residentes na zona rural.

É importante que os homens, a partir dos 50 anos de idade, procurem uma unidade de saúde.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é ainda mais incidente que o câncer de mama das mulheres, isso porque a maioria dos homens ainda se mostra resistente quanto aos exames a serem realizados. O câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os homens e, segundo nota do Centro Integrado de Diagnóstico, Tratamento, Estudo e Pesquisa A. C. Camargo Câncer Center, a previsão para 2016 é que aproximadamente 61 mil brasileiros receberão diagnóstico da doença.

Mas esse quadro pode ser diferente desde que a doença seja diagnosticada precocemente. No estágio inicial da doença o câncer pode não apresentar sintomas, por isso é recomendado que o paciente consulte regularmente um médico, principalmente se observar os seguintes sintomas: dificuldade para urinar; urinar pouco de cada vez ou com freqüência, principalmente à noite; sentir dor ou sensação de ardor ao urinar, presença de sangue na urina ou sêmen e ejaculação dolorosa.

Em Ji-Paraná essas e outras informações estão sendo levadas através de palestras realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, no intuito de convencer os homens a cuidado mais de sua saúde e realizar os exames de prevenção. A extensionista Margareth Regalado conta que já foi realizada palestra na Linha 128 com a presença de pais, funcionários e professores da Escola Pólo Irineu Antônio Dresch. “A Dra. Andréia Árabe, médica da unida básica de saúde local, enfatizou a importância de os homens, a partir dos 50 anos de idade, procurar uma unidade básica de saúde para realização dos seus exames preventivos de rotina”, diz a extensionista.

Os homens vivem, geralmente em média, sete anos a menos do que as mulheres. “Eles acham que nunca vão adoecer e por isso não cuidam da saúde, só buscando o serviço quando o problema está em estágio avançado”, explica a doutora aos participantes. Para evitar o câncer de próstata é preciso que se adote hábitos saudáveis de vida, pois além de promover a saúde é um fator preponderante para a prevenção da doença.

A palestra, que também será levada a outras localidades, também aborda sobre a necessidade do diagnóstico precoce, prevenção, tratamento e dos fatores de risco associados a essas doenças que são: alimentação pouco saudável, sedentarismo, diabetes, obesidade, tabagismo e consumo de álcool.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO