Domingo, 22 de setembro de 2019

SEGUNDO MANDATO

Ações da Sugespe movem a economia

29 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

sugespe2

Baixo custo estimula reformas do governo

A execução direta de reformas e ampliação de obras públicas proporciona economia total de 90% à administração estadual. O percentual foi levantado pela Sugespe.

Desde sua criação, em abril de 2013, até o momento, este órgão é responsável pela manutenção de diversas unidades administrativas estaduais, a exemplo do Centro de Esporte e Lazer Deroche Pequeno Franco (Cedel), na região central de Porto Velho, recentemente reformado.

Sugespe é a sigla da Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais do Estado. A revitalização de praças e obras públicas é uma das prioridades governamentais. Economizando 80%, em parceria com a Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer e do Departamento de Obras e Serviços Públicos, a Sugespe também reformou o Cedel da Avenida Jatuarana, zona Sul de Porto Velho e revitalizou o Cedel do Areal da Floresta.

Se fosse executada por empreiteiras ou empresas terceirizadas, obra desse porte custaria em torno de R$ 1 milhão. Usando mão de obra própria, a execução direta possibilita a economia em torno de 80%, ao custo aproximado de R$ 200 mil com a reforma pronta.

Em dezembro de 2014, o assessor especial da Sugespe, Ailton Rodrigues, destacava políticas voltadas para a gestão de resultados: “Avalie que houve economia superior a R$ 10 milhões com combustíveis e a frota contínua trabalhando normalmente, com veículos novos, menos poluentes e a manutenção em dia”.

Delegacia, Credpad, Unidades de Internação

A Sugespe coordenou reformas nas Unidades de Internação de jovens infratores, caso das Unidades de Internação Masculina Sentenciados I e II  que abrigam adolescentes em conflito com a lei na Capital. Revitalizou a 8ª Delegacia de Polícia Civil, na Avenida José Amador dos Reis, no Bairro JK I.

A Zona Leste ganhou nova delegacia de polícia, mais moderna, confortável e adequada para o trabalho de investigação e o atendimento da população. A Sugespe reestruturou a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manaus, em Porto Velho; reformou o novo prédio novo do Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad) de Porto Velho, administrado pela Superintendência Estadual de Promoção da Paz (Sepaz), no trabalho de acolhimento aos usuários de álcool e outras drogas e familiares.

Em parceria com a Sugespe e a Secretária de Justiça (Sejus), a Sepaz concluiu a reforma do Crepad, antigo Hospital Infantil Cosme e Damião. Utilizando mão de obra da Sugespe e de reeducandos do sistema prisional, o governo reformou as instalações elétrica, hidráulica e estrutural do prédio localizado no Bairro Liberdade.

A terceirização de serviços de manutenção preventiva, corretiva e de assistência nos veículos da frota oficial, o governo estadual conseguiu economizar R$ 9,3 milhões. Isso proporcionou oportunidades de emprego e renda aos empresários do ramo automotivo. O controle inteligente resultou na diminuição da conta de energia. Em 12 meses, a economia somou R$ 5,3 milhões.

RESULTADOS INDICAM ESFORÇO DE GERÊNCIAS

❶ Criada pela Lei Complementar nº 706/2013, a Sugespe tem a responsabilidade pela gestão orçamentária e financeira de 16 órgãos estaduais.

❷ A Coordenadoria Geral de Apoio à Governadoria, a Coordenadoria Geral de Apoio Administrativo e a Coordenadoria Geral de Patrimônio Imobiliário se incorporam na própria organização.

❸ Administradora do Palácio Rio Madeira no biênio 2013-2014, a Sugespe apoia com ações administrativas, logísticas e financeiras os gabinetes do governador, do vice-governador e da Casa Civil.

❹ Em 12 meses, a média de contenção de gastos totalizou R$ 2,2 milhões. O resultado positivo é um esforço da Gerência de Serviços (telefonia, energia e água da estrutura administrativa); Gerência de Abastecimento (gastos com combustíveis da frota oficial); Gerência de Manutenção Automotiva; Gerência de Qualidade; e Gerência de Serviços de Transportes Oficiais.

sugespe-1

O tamanho da frota oficial de Rondônia é aproximadamente de cinco mil veículos, dos quais, mais de 80% estão em ótimo ou bom estado de conservação. O sistema é informatizado com software em tempo real pela internet e integrado com tecnologia de cartão magnético ou cartão eletrônico tipo smart com chip.

A Sugespe instalou no Palácio Rio Madeira 126 câmeras modernas, incorporadas a uma central de monitoramento que aumentou a vigilância eletrônica no local, com gravação de imagens em tempo real.

❼ Para agir na prevenção contra incêndio, servidores palacianos são constantemente treinados nas dependências internas e na usina de asfalto do governo, no Bairro Nacional (zona norte), em Porto Velho.

❽ A nova superintendente da Sugespe é Isis Queiroz, graduada em marketing, especializada em metodologia do Ensino Superior e pós graduada em Gestão Pública.  Foi professora de Licitações e Contratos do Seabre; pregoeira, presidente da Comissão Especial de Licitações; gerente de Controle Interno da Supel; gerente administrativa e diretora administrativa e financeira do Ipem/Inmetro; membro da Comissão Permanente de Licitações de Obras; gerente administrativa do Programa Estadual de Proteção à Gestante; gerente administrativa e financeira da Setur e dos Laboratórios Analisa.

Texto: Carlos Oliveira e Montezuma Cruz
Fotos: Tiago Santos /Sugespe e Bruno Corsino

Água, Brasil, Capacitação, Comunicação Interna, Diárias, Ecologia, Educação, Empresas, Governo, Informativo, Infraestrutura, Lazer, Legislação, Lei da Informação, Meio Ambiente, Municípios, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Trânsito, Transporte, Turismo