SEGUNDO MANDATO

Ações da Sugespe movem a economia

29 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

sugespe2

Baixo custo estimula reformas do governo

A execução direta de reformas e ampliação de obras públicas proporciona economia total de 90% à administração estadual. O percentual foi levantado pela Sugespe.

Desde sua criação, em abril de 2013, até o momento, este órgão é responsável pela manutenção de diversas unidades administrativas estaduais, a exemplo do Centro de Esporte e Lazer Deroche Pequeno Franco (Cedel), na região central de Porto Velho, recentemente reformado.

Sugespe é a sigla da Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais do Estado. A revitalização de praças e obras públicas é uma das prioridades governamentais. Economizando 80%, em parceria com a Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer e do Departamento de Obras e Serviços Públicos, a Sugespe também reformou o Cedel da Avenida Jatuarana, zona Sul de Porto Velho e revitalizou o Cedel do Areal da Floresta.

Se fosse executada por empreiteiras ou empresas terceirizadas, obra desse porte custaria em torno de R$ 1 milhão. Usando mão de obra própria, a execução direta possibilita a economia em torno de 80%, ao custo aproximado de R$ 200 mil com a reforma pronta.

Em dezembro de 2014, o assessor especial da Sugespe, Ailton Rodrigues, destacava políticas voltadas para a gestão de resultados: “Avalie que houve economia superior a R$ 10 milhões com combustíveis e a frota contínua trabalhando normalmente, com veículos novos, menos poluentes e a manutenção em dia”.

Delegacia, Credpad, Unidades de Internação

A Sugespe coordenou reformas nas Unidades de Internação de jovens infratores, caso das Unidades de Internação Masculina Sentenciados I e II  que abrigam adolescentes em conflito com a lei na Capital. Revitalizou a 8ª Delegacia de Polícia Civil, na Avenida José Amador dos Reis, no Bairro JK I.

A Zona Leste ganhou nova delegacia de polícia, mais moderna, confortável e adequada para o trabalho de investigação e o atendimento da população. A Sugespe reestruturou a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manaus, em Porto Velho; reformou o novo prédio novo do Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad) de Porto Velho, administrado pela Superintendência Estadual de Promoção da Paz (Sepaz), no trabalho de acolhimento aos usuários de álcool e outras drogas e familiares.

Em parceria com a Sugespe e a Secretária de Justiça (Sejus), a Sepaz concluiu a reforma do Crepad, antigo Hospital Infantil Cosme e Damião. Utilizando mão de obra da Sugespe e de reeducandos do sistema prisional, o governo reformou as instalações elétrica, hidráulica e estrutural do prédio localizado no Bairro Liberdade.

A terceirização de serviços de manutenção preventiva, corretiva e de assistência nos veículos da frota oficial, o governo estadual conseguiu economizar R$ 9,3 milhões. Isso proporcionou oportunidades de emprego e renda aos empresários do ramo automotivo. O controle inteligente resultou na diminuição da conta de energia. Em 12 meses, a economia somou R$ 5,3 milhões.

RESULTADOS INDICAM ESFORÇO DE GERÊNCIAS

❶ Criada pela Lei Complementar nº 706/2013, a Sugespe tem a responsabilidade pela gestão orçamentária e financeira de 16 órgãos estaduais.

❷ A Coordenadoria Geral de Apoio à Governadoria, a Coordenadoria Geral de Apoio Administrativo e a Coordenadoria Geral de Patrimônio Imobiliário se incorporam na própria organização.

❸ Administradora do Palácio Rio Madeira no biênio 2013-2014, a Sugespe apoia com ações administrativas, logísticas e financeiras os gabinetes do governador, do vice-governador e da Casa Civil.

❹ Em 12 meses, a média de contenção de gastos totalizou R$ 2,2 milhões. O resultado positivo é um esforço da Gerência de Serviços (telefonia, energia e água da estrutura administrativa); Gerência de Abastecimento (gastos com combustíveis da frota oficial); Gerência de Manutenção Automotiva; Gerência de Qualidade; e Gerência de Serviços de Transportes Oficiais.

sugespe-1

O tamanho da frota oficial de Rondônia é aproximadamente de cinco mil veículos, dos quais, mais de 80% estão em ótimo ou bom estado de conservação. O sistema é informatizado com software em tempo real pela internet e integrado com tecnologia de cartão magnético ou cartão eletrônico tipo smart com chip.

A Sugespe instalou no Palácio Rio Madeira 126 câmeras modernas, incorporadas a uma central de monitoramento que aumentou a vigilância eletrônica no local, com gravação de imagens em tempo real.

❼ Para agir na prevenção contra incêndio, servidores palacianos são constantemente treinados nas dependências internas e na usina de asfalto do governo, no Bairro Nacional (zona norte), em Porto Velho.

❽ A nova superintendente da Sugespe é Isis Queiroz, graduada em marketing, especializada em metodologia do Ensino Superior e pós graduada em Gestão Pública.  Foi professora de Licitações e Contratos do Seabre; pregoeira, presidente da Comissão Especial de Licitações; gerente de Controle Interno da Supel; gerente administrativa e diretora administrativa e financeira do Ipem/Inmetro; membro da Comissão Permanente de Licitações de Obras; gerente administrativa do Programa Estadual de Proteção à Gestante; gerente administrativa e financeira da Setur e dos Laboratórios Analisa.

Texto: Carlos Oliveira e Montezuma Cruz
Fotos: Tiago Santos /Sugespe e Bruno Corsino

Água, Capacitação, Ecologia, Educação, Empresas, Governo, Infraestrutura, Lazer, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Trânsito, Transporte, Turismo